Para ser aprovado em medicina precisa ser CDF?

Blog
Reading Time: 2 minutes

Ninguém precisa ser CDF! Com o tempo, dá pra perceber que, para alcançar um bom desempenho nos estudos e ser aprovado em medicina, é preciso ter estratégia e dedicação.

Passar em medicina não tem fórmula mágica. Estudar dá trabalho e demanda esforço. É preciso sim ter disciplina, mas não precisa se afobar.

Conseguir aprovação é sempre um grande desafio. Mas quem disse que é preciso ser CDF para isso? 

Existe um rótulo de que só quem é CDF pode conseguir aprovação em medicina, mas isso não é verdade. 

Vemos exemplos de pessoas que com dedicação, sempre buscando estar informadas e com bons hábitos de leitura, obterem êxito na busca por uma vaga em cursos de medicina, sem precisar se matar de estudar ou abdicar das atividades que lhes proporcionam prazer.

Quem busca aprovação em medicina, não pode se deixar enganar por essa falsa percepção de realidade e se tornar alguém que não é. O resultado disso pode ser perigoso, maltratar o seu bem-estar e gerar baixa autoestima.

A verdade é que o rótulo de CDF pode mais prejudicar do que contribuir para a sua aprovação.

Ninguém precisa ser CDF para conseguir vaga em medicina

A vida nos ensina que nem sempre o isolamento social, dedicação total aos estudos e cursar o melhor pré-vestibular são suficientes para uma aprovação. E, quer saber? Está tudo bem! Não se cobre tanto, você não precisa ser CDF.

A ideia de CDF é uma ilusão. O mais importante é aprender a lidar com o seu próprio tempo, entender a dinâmica das provas e o que está ao seu alcance para conseguir a aprovação. Ignore a pressão social, busque as alternativas e estratégias que se encaixem na sua realidade, sempre pensando na sua saúde mental.

O que você almeja? O que está ao seu alcance hoje para mudar a sua realidade? Quanto tempo você dedicaria à rotina de estudos? Que ferramentas e estratégias você pode utilizar? O que falta para você começar? Onde pode melhorar? Se não conseguir passar, como isso impactaria no seu emocional?

Esses questionamentos podem te ajudar a perceber que se tornar CDF pode ser uma grande cilada!

Ter um bom desempenho é importante para ser aprovado em medicina

Isso não quer dizer que você não tenha responsabilidade com os estudos ou que essa é uma regra geral para medir o esforço e conhecimento de alguém.

Não é sobre ganhar, é sobre não desistir. Se você tem um sonho, lute por ele. Existe disciplina na paixão! (Lady Gaga)

Não há motivos para acreditar que só alguém superdotado ou muito inteligente pode ser aprovado. O segredo para ser aprovado em medicina vai além disso.

Basta ter disciplina e ser estratégico. Aplicar técnicas de simulados e testes que garantam uma avaliação do seu desempenho, já é um caminho mais saudável que estudar à exaustão.

A maioria de estudantes aprovados em medicina não possui um dom ‘genial’ ou ‘incomum’, mas são pessoas que aprenderam a determinar um foco e se esforçaram para alcançar o que era importante.

Não abandone o seu sonho por não se sentir capaz. Encontre o seu estilo de estudo e aprenda a lidar com as suas dificuldades. Se possível, vá eliminando uma a uma.

Um bom profissional de medicina já pensou assim algum dia, no entanto ele percebeu que, assim como a sensação de colocar o jaleco pela primeira vez, para tudo na vida há um começo. 

E você, está esperando o que para começar?

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Vem conferir os próximos vestibulares de medicina

Blog

Entenda tudo sobre a redação e tire nota 1000

Blog

Educação como investimento: Por que é importante investir na educação?

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina