Entenda a nota de corte para cursos de Medicina!

Não é novidade que Medicina costuma ser o curso mais disputado dos vestibulares e das seleções que usam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação. Para tentar uma vaga em uma Escola Médica usando a sua nota do Enem, é imprescindível compreender o conceito de nota de corte, que consiste na pontuação mínima necessária para ser aprovado.

Vem comigo que vou te ajudar a entender a nota de corte:

A nota de corte varia de acordo com alguns critérios. Para um medaholic, os seguintes:

• O curso escolhido: Medicina, óbvio.
  • A instituição de ensino: que pode ser pública ou privada, dependendo do processo seletivo.
  • O turno: que na maioria das vezes é integral
  • A unidade: o campus da faculdade
  • Modalidade de concorrência: ações afirmativas (cotas) ou ampla concorrência

O curso de Medicina possui as maiores notas de corte nas principais universidades do país. Para você ter ideia, essa concorrência é tão elevada que pode chegar a mais de 200 pessoas disputando uma única vaga.

Conseguir vaga em Medicina é um desafio até para o aluno mais bem preparado. Em edições recentes, algumas universidades registraram notas de corte próximas dos 900 pontos!

Enquanto o processo seletivo está rolando, as notas de corte vão mudando todos os dias. Por isso é bom ficar ligado. Mas, não há motivos para desespero.

Caso você não consiga ficar entre os classificados, pode tentar encontrar outra Escola Médica que exija uma nota de corte mais baixa ou outros programas como o Fies e o Prouni. Bora lembrar os calendários deles?

Se liga, medaholic! Tanto Prouni quanto Fies também utilizam nota de corte e, claro, Medicina está entre os cursos mais concorridos. Em geral, o desempenho no Enem precisa ser de mais de 700 pontos. Em fevereiro têm as inscrições do SISU 2022, com mais de 200 mil vagas em todo o país. Aqui, você pode conferir como foram as notas de corte de anos anteriores.

Agora que você já entendeu como funcionam as notas de corte, me conta: você acha que sua nota do Enem será suficiente para superar a nota de corte da Escola Médica que você pretende ingressar?

Veja as notas de corte por região:

Saiba mais: