Curiosidades de como funciona o fies para medicina

Você quer ingressar na faculdade de Medicina, mas percebe que as mensalidades do curso não cabem no seu orçamento? Entenda então, como funciona o fies para medicina. O Fies, que é um Fundo de Financiamento criado pelo Governo Federal em 2001, é uma boa alternativa para conquistar o seu diploma na área, especialmente porque o programa conta com graduações prioritárias, e Medicina é uma delas.

Neste post, o Melhores Escolas Médicas te explica como ter acesso ao Fies:

Para participar, é preciso atender aos seguintes requisitos: ter feito o Enem com nota mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e não ter zerado a redação. Além disso, a renda bruta familiar per capita (por pessoa) tem que ser equivalente a até 3 salários mínimos.

O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar e os valores cobrados pela instituição de ensino superior. O Novo Fies tem também um teto de financiamento, que é de cerca de R$ 43 mil por semestre, que corresponde a mais ou menos R$ 7 mil por mês.

Hoje, o estudante beneficiado precisa pagar, mensalmente, o valor da coparticipação, que corresponde à parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro, ou seja, à Caixa.

Se um estudante obtém, por exemplo, um financiamento de 90%, precisa pagar 10% da mensalidade ainda durante o curso. Caso o preço do curso exceda o limite de financiamento do Fies, cabe ao estudante pagar também essa diferença.

Após a conclusão do curso, o estudante fará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, cada parcela será variável de acordo com a renda e, nos casos em que o estudante não tiver renda, será devido apenas o pagamento mínimo. Estima-se que o prazo máximo para pagamento é de 14 anos.

Passo a passo de como fazer a inscrição do FIES

Para se inscrever no processo seletivo do Fies, acesse o sistema de inscrição do Fies em fies.mec.gov.br, clique em “Minha Inscrição” e em seguida em “Fazer Cadastro”.

Você será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.

Após concluído o cadastro, você será direcionado novamente para a página do Fies. Clique na opção “Entrar com GOV.BR”, e informe o CPF e a senha cadastrada.

Feito isso, já estará no sistema de inscrição do Fies, é só preencher as informações solicitadas.

Atenção!

Devido às vantagens do FIES, ele tende a ser concorrido. Além disso, como já mostramos aqui, o número de vagas disponibilizadas tem reduzido nos últimos anos. Mas existem outras opções viáveis de financiamentos e bolsas, e o Melhores Escolas Médicas vai te contar os detalhes de cada uma delas. Fique ligado!

Agora que você mergulhou de cabeça neste grandioso universo das escolas médicas. Que tal aprender mais um pouco sobre como estudar medicina sozinho?