Faculdades públicas que aceitam transferência externa para medicina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Se você está por aqui, das duas uma: ou você já cursa medicina e está interessado em trocar de instituição, ou tem o sonho de se tornar médico um dia.  A escolha da melhor instituição é um passo essencial na hora de ingressar no curso, principalmente se o curso for medicina.

No entanto, por diversos fatores, o estudante inicia o curso, mas precisa trocar de instituição. Esse processo, chamado de Transferência Externa, é mais comum do que geralmente os estudantes pensam. E, no texto de hoje, iremos abordar algumas instituições públicas que aceitam a transferência. 

Veja também sobre transferência externa para medicina em universidades privadas:

Quais Faculdades privadas aceitam transferência externa para o curso de Medicina

Para você já ir conhecendo o processo, preparamos uma lista com 5 instituições brasileiras que aceitam a transferência externa para quem quer trocar de curso dentro do país ou para quem pensa em voltar a estudar aqui. Portanto, continue a leitura e veja as universidades públicas federais com transferência externa para Medicina.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA

Localizado na região Norte, no estado do Pará, o curso de medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), é um dos mais antigos do país, criado em 1919. A Faculdade de Medicina (Famed) da UFPA está localizada em dois campi, nas cidades de Belém e Altamira. Para quem deseja ingressar por meio da Transferência Externa, a instituição disponibiliza um processo seletivo específico. 

A Famed é parte do Instituto de Ciências da Saúde. Foto: Alexandre Moraes/ portal UFPA.

Chamado de Mobilidade Acadêmica (MOBA), o processo conta com uma prova objetiva com disciplinas específicas para cada curso ofertado. Para o curso de Medicina, a prova conta com 40 questões composta por Língua Portuguesa (10 questões), Biologia (20 questões) e Química (10 questões). 

A UFPA aceita transferência externa tanto de instituições brasileiras como estrangeiras. No entanto, é exigido como critério o cumprimento de no mínimo 20% de atividades curriculares e no máximo 75% do curso de origem.

  • Para mais informações, consulte o último edital de ingresso da UFPA: Edital MOBA 2024


UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – UFU

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está localizada no estado de Minas Gerais, região sudeste do Brasil. Embora a UFU tenha diversos campi espalhados pelo estado, o curso de Medicina é ofertado no campus de Umuarama, na sede em Uberlândia.

Campus com curso de Medicina. Foto: Reprodução portal institucional UFU.

A Transferência Externa ocorre a partir de um processo seletivo em duas etapas. Na primeira etapa, é aplicada uma prova de caráter eliminatório com 15 questões de múltipla escolha e uma redação. Quem for aprovado nesta etapa, seguirá para uma análise documental dos seguintes documentos:

  1. Para curso que exige Certificação em Habilidades Específicas, comprovante de Certificação;
  2. Comprovação de vínculo junto à IES de origem (Histórico Escolar atualizado ou declaração devidamente autenticada pela instituição de origem);
  3. Upload obrigatório de Histórico Escolar atualizado.

  • Para mais informações, acesse o último edital: Transferência Externa UFU

    Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

    Ao enviar, você concorda em receber comunicações.


Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT

Na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), região Centro-Oeste do Brasil, o curso de Medicina é ofertado nas cidades de Cuiabá e Sinop. Nesta instituição, a transferência externa leva o nome de Transferência Facultativa (FT), quando acontece mais de uma forma de transferência no mesmo edital. Isso significa que, em um único processo seletivo, podem se inscrever alunos que:

  • Pretendem trocar de instituição;
  • Pretendem trocar de curso, turno ou de campus.

Campus de Cuiabá, uma das cidades com curso de Medicina da UFMT.

A seleção de transferência da UFMT ocorre através de um processo seletivo por meio das notas do Enem. Ou seja, o candidato poderá se inscrever no processo de transferência facultativa via nota do Enem de qualquer edição a partir de 2014. 

É selecionado os alunos com maior pontuação, ou, em caso de empate,segue para a análise documental. Na última edição,que ocorreu no início de 2024,  foram ofertadas 07 vagas para o curso de Medicina. 


UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL

Na cidade litorânea de Maceió, no estado de Alagoas, região Nordeste do Brasil, está o curso de medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Na última transferência externa para Medicina na UFAL, foram ofertadas 6 vagas.

Prédio da Faculdade de Medicina na UFAL, localizado na cidade de Maceió.

Para se inscrever no processo seletivo da instituição e concorrer a uma das vagas disponíveis, é necessário para o estudante:

  • Ter concluído, pelo menos, 1 semestre letivo no curso de origem;
  • Realizado uma edição do Enem nos últimos 5 anos e não ter zerado a prova de Redação.
  • Confira todas as informações da seleção de transferência da UFAL: Seleção de transferência UFAL 2024.2


UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE – UFCSPA

No último processo seletivo da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), foram oferecidas 15 vagas para ingresso no curso de Medicina através de Transferência Voluntária. 

A instituição utiliza como método de seleção a nota do Enem. Portanto, para fazer a portabilidade do curso, é necessário ter feito, pelo menos, uma edição do exame a partir do ano de 2019

Prédio da UFCSPA.

O processo seletivo da UFCSPA ocorre em três etapas:

  1. Inscrição;
  2. Desempenho Enem;
  3. Análise do conteúdo programático.


A UFCSPA está localizada na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.


Processos da Transferência Externa

De modo geral, diversas instituições de ensino superior realizam alguns procedimentos parecidos no processo seletivo da transferência externa. Dentre eles:

  • Análise de Currículo e Histórico Acadêmico: Avaliação das disciplinas cursadas e das notas obtidas;
  • Provas ou Entrevistas: Algumas universidades podem exigir a realização de provas teóricas e práticas ou entrevistas;
  • Documentação: Apresentação de documentos, como histórico acadêmico, ementas das disciplinas cursadas, entre outros;
  • Equivalência de Disciplinas: Verificação de compatibilidade entre as disciplinas cursadas IES de origem e as exigidas pela instituição brasileira.


Transferência do Exterior para o Brasil

Em média, se pararmos para analisar o investimento para cursar medicina aqui no Brasil, é de mais ou menos 3 milhões de reais, esse montante corresponde ao valor total dos 6 anos de curso. Segundo matéria recém publicada aqui no nosso portal, é perceptível que há mais candidatos do que vagas nas instituições públicas no Brasil.


Cresce o número de estudantes brasileiros no exterior

Pensando em formas de ingresso mais flexíveis e mensalidades que podem caber no bolso, milhares de brasileiros têm se aventurado em cursar medicina em outros países. Apenas na Argentina, esse número já ultrapassa 20 mil estudantes brasileiros, de acordo com o portal O Tempo.

No entanto, ao retornar para o Brasil, o diploma desses estudantes precisa ser validado, e é aí onde as coisas podem se complicar, já que o Revalida, exame aplicado para a validação do diploma médico, tem apenas 20% de taxa de aprovação. E por esse e outros motivos, a transferência externa em medicina acaba sendo um viés possível, e/ou necessário.

Cada universidade tem o seu meio de ingresso na modalidade externa, porém é preciso ficar atento aos pontos importantes, como editais e documentações necessárias. Esteja sempre atento nas notícias, e claro no nosso portal, para entender tudo sobre sua jornada em medicina.

11 respostas

  1. Muito obrigada por sua ajuda! seu site ajudou demais! estou buscando transferência para minha entrada que está cursando 8 período no Paraguai! seu conteúdo é muito bom+

  2. Olá boa tarde, gostaria de saber se há alguma, faculdade de medicina, que aceita transferência externa, com valor de 5.000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Conecte-se com pessoas que amam a medicina tanto quanto você.

Faça parte da maior comunidade de estudantes de Medicina do Brasil e tenha acesso a materiais exclusivos, grupos de estudo e muito mais.

Seja um membro da maior rede de estudantes de Medicina do país.

Preencha o formulário e faça parte da comunidade!

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.