Pública x Privada: qual tem maior número de vagas para Medicina?

Pública x Privada: qual oferece maior número de vagas para Medicina?

Karla Thyale Mota

Que o curso de Medicina é um dos mais buscados nos vestibulares e processos seletivos do Brasil você já sabe, não é mesmo? Muitos estudantes também levam em consideração a disputa pelas vagas para Medicina na hora de escolher onde estudar e esse é um fator fundamental pois quanto mais disputado, maior a dificuldade para ingressar, o que exige uma maior dedicação e comprometimento do candidato à vaga.

Com o crescimento do número de cursos de medicina no Brasil e o aumento da procura pela graduação nas instituições, o número de vagas também aumentou. De acordo com a Demografia Médica do Brasil de 2023, no total, o país conta com 23.287 vagas nas 389 faculdades de medicina. Mas, como essas vagas estão distribuídas pelas instituições de ensino superior? É isso que você vai saber agora. Por isso, continue a leitura para saber mais.

Instituições Privadas

De acordo com o levantamento realizado pela Demografia Médica, a oferta de vagas nas instituições de ensino privado cresceu exponencialmente. De 2013 a 2023, essa oferta deu um salto de cerca de 385%. Em outras palavras, nas últimas duas décadas, o número de vagas nas instituições privadas saiu de 7.001 da oferta para 32.082 nos 268 cursos de medicina em todo o Brasil. E por que esse salto enorme na distribuição de vagas? Vamos te explicar os motivos que levaram a esse número exorbitante nas faculdades de medicina particulares.

Primeiro, cada vez mais estudantes buscam a graduação de medicina como um investimento para o futuro e isso é levado em conta devido a valorização da carreira médica em todo o mundo. A instituição privada oferece uma maior diversidade de ingresso, permitindo que o estudante realize vestibular tradicional ou utilize a nota do Enem. Isso impacta no aumento do número de vagas, o que acaba sendo um fator importante para que a instituição ofereça mais vagas, uma vez que, quanto mais estudantes, maior o retorno financeiro e maior possibilidade a universidade tem de oferecer um curso de qualidade.

Outro fator que é considerado pelos estudantes na hora de escolher uma instituição privada é a opção de recorrer aos financiamentos estudantis. Muitas vezes, ao optar por uma instituição privada, os estudantes já fazem a escolha pensando em poder utilizar o financiamento estudantil, opção recorrida a diversos estudantes de graduação, especialmente aos ingressantes em medicina. Isso é influenciado por diversos fatores externos. Como por exemplo a instituição mais próxima ao candidato ser privada e o investimento na faculdade ser a opção mais viável para evitar a mudança de localização.

Instituições de Ensino Público

As universidades públicas geralmente abrem vagas apenas através do Sistema Unificado (SiSu). Algumas também através de vestibular próprio, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de São Paulo (USP). A oferta de vagas nas instituições públicas é menor do que a instituição privada. Enquanto as vagas ofertadas nas faculdades particulares aumentaram nos últimos 20 anos, as instituições públicas não viram esse crescimento.

Nas últimas duas décadas, as vagas para medicina nas faculdades públicas passaram de 5.917 para 9.725. Ou seja, de 2013 a 2023, a abertura de vagas nas universidades públicas teve um aumento de 64%, um número razoavelmente bom. Porém muito abaixo do que se vê ao analisar a quantidade de vagas nas instituições privadas. Segundo a Demografia Médica do Brasil de 2023, a concentração das vagas de Medicina nessas universidade chegam ao total de 121 cursos, o que aumenta a demanda e, consequentemente, cresce a dificuldade em ingressar nesses cursos o que leva os estudantes a optarem pelo curso nas instituições com maior oferta de vagas, ou seja, os estudantes cada vez mais buscam ingressar em instituições de ensino privado.

Leia mais sobre o ingresso em Medicina através de uma universidade pública:

Vantagens e desafios das Universidades Públicas: O que considerar ao decidir onde estudar Medicina

Faculdades de medicina com mais de vagas

Como as vagas para Medicina estão distribuídas por região?

A localização das faculdades de medicina é um fator importante que influencia na escolha da instituição para a graduação. Das regiões brasileiras, no Sudeste se concentra o maior número de faculdades de Medicina tanto públicas quanto privadas. São 150 faculdades médicas ao total, sendo 30 públicas, ofertando cerca de 3.035 vagas e 120 privadas, com 15.289 vagas.

Confira na tabela a quantidade de cursos e vagas distribuídas por região:

Fonte: Demografia Médica no Brasil, 2023.

Para saber mais, te indico o nosso E-book “Onde está o curso de medicina do Brasil?”, onde aprofundamos nos números de vagas e distribuição das universidades com curso de medicina do país. Lá, você encontra também quais as especialidades médicas mais buscadas por região. Além disso, também indicamos quantos médicos atuam em cada parte do país, analisando os prós e os contras de cada uma delas.

Como escolher a melhor instituição para estudar?

É essencial levar em consideração algumas questões pessoais, como proximidade e condições financeiras. Afinal, convenhamos que o curso de medicina não é um investimento muito barato, não é mesmo? Além disso, é fundamental analisar a qualidade do curso e da instituição tanto ao avaliar as instituições particulares quanto as universidades públicas.

A medicina é uma das profissões de maior prestígio, além de ter um ótimo retorno financeiro. No entanto, é muito importante relembrar a importância da profissão nos cuidados com a saúde e bem-estar dos seres humanos. Portanto, na hora de escolher a graduação, leve em consideração também que, optando pela carreira médica, ela vai exigir de você bastante dedicação e empenho e é a partir desse empenho que você vai se tornar referência em qualidade e profissionalismo.