Curiosidades: Cursar medicina pelo fies vale a pena?

Medicina, um sonho, uma jornada longa de estudos, um dos cursos mais concorridos do país, Enem, Sisu, Prouni, Fies…  Eita que a lista é grande, a ansiedade também e o desejo de entrar numa escola médica? maior ainda! Mas, será que vale a pena ingressar no curso de medicina pelo FIES?

Sabemos que o custo para estudar medicina é alto, principalmente em relação aos valores das mensalidades nas universidades particulares.

Por que é tão caro? Pela metodologia de ensino, pela qualidade dos docentes, consequentemente a remuneração dos professores, pelo investimento em infraestrutura, materiais e laboratórios tecnológicos, investimento em pesquisa e por aí vai.

E você que está aí, lendo este texto, e não conseguiu vaga no Sisu, prouni, ou seu sonho de cursar medicina em uma determinada escola médica particular, mas está sem grana, e agora, faz como? Vale tentar entrar pelo Fies.

Vale ressaltar que o Fies não é um programa de bolsa de estudos, ele é um financiamento estudantil, criado pelo MEC (ministério da educação), oferecendo financiamento a juros zero e prazo longo para quitar sua dívida após a conclusão do curso.

Vale ressaltar que medicina está entre as graduações prioritárias do Fies, dessa maneira o MEC destina boa parte das vagas para essas graduações, mais um ponto positivo no processo de seleção.

Mas vamos lá, Fies para medicina, vale a pena?

• Você precisa pensar em algumas coisas antes de tentar o Fies, já pensou em como vai ser sua vida depois de concluir sua graduação? Você já vai começar sua jornada profissional com um valor mensal para pagar, referente ao financiamento que você contratou lá no início do curso.
  • Um ponto positivo para os alunos que se formam em medicina: a remuneração para a profissão é boa, e a oferta e demanda de vagas de empregos, sempre são positivas.
  • A média salarial de um clínico geral é de R$ 6 mil, um bom salário para pagar a dívida do Fies.
  • Medicina é realmente o curso que quero fazer? Veja só, você vai lá, entra pelo Fies, assina o contrato, e depois desiste do curso, não era o que você imaginava, e aí? Vai ter de pagar as parcelas do período que você cursou.
  • Se você está cursando numa escola médica longe da sua cidade natal, você terá custos fixos, como por exemplo: aluguel, alimentação, transporte, serviço de água, gás, energia, material de estudos, entre outros. Lembrando que o curso de medicina é integral, ou seja, você não tem tempo para arrumar um emprego.
  • Como conseguir fies para medicina? Se você tiver renda familiar inferior a cinco salários mínimos, e participado do Enem, com pontuação acima de 450 e sem zerar a redação. Lembrando que o curso é bastante concorrido, então quanto melhor for sua pontuação, melhor sua chance de conseguir o Fies. As notas de corte para o Fies  ficam numa média de 700 a 820 pontos.
  • O teto do Fies é de aproximadamente RS7.000,00, então fique atento, se a escola médica que você quer cursar ultrapassar esse valor, você terá que arcar com o restante da mensalidade.
  • Calma!  Tem uma opção para o item acima. Você pode participar do Prouni com bolsa parcial e o Fies ao mesmo tempo. É só ficar ligado no processo do Prouni.

E aí? Conseguimos te ajudar a decidir se vale a pena cursar medicina pelo Fies? sem querer ser tendenciosa, mas já sendo, acho que vale sim. É uma oportunidade de realizar seu sonho e lembrando que o retorno financeiro do médico é bacana.

Já que ficou conosco até agora, que tal entender um pouco mais do funcionamento do programa de financiamento estudantil governamental, o Fies?