Inscrições para o Fies: conseguir fies para medicina

Blog
Reading Time: 2 minutes

Ei medaholics, prestem bem atenção no post de hoje! Se liga no calendário de inscrições para o Fies. Não vai perder essa chance hein?

Mas antes, vamos explicar o que é o Fies, recentemente, o neto herdeiro de uma emissora nacional, que participa de uma casa vigiada de outra emissora nacional, não sabia o que era Fies. Citando game of thrones, quase a caminha da vergonha de Cersei né gente, o rapaz não saber o que é Fies, mas a gente até entende, ele é herdeiro né? mas se você é um mortal como nós e quer muito estudar numa escola médica, mas está sem grana, ainda bem que existe o Fies.

Para os herdeiros, desavisados, ou os que querem mais informação, segue:

O que é Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

A partir de 2018, o FIES passou oferecer um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. A inovação trouxe melhoria na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.

Data de inscrição: 8 a 11 de março.

Resultado: 15 de abril.

Contratação do Financiamento: 16 a 18 de março.

Lembrando que O Ministério da Educação(MEC), ampliou o número de vagas para o Fies em 2022, neste ano o programa vai oferecer mais de 110 mil vagas, dividas em: um pouco mais de 66 mil no primeiro semestre e mais de 43 mil no segundo semestre. para você ter noção ano passado foram ofertadas cerca de 93 mil.

Antes de prosseguirmos, se liga nesses pontos:

Nem todas universidades participam do Fies, se quer saber quais universidades  estão inseridas no Fies, basta acessar o site do Fies e conferir se a sua escola médica dos sonhos é participante.

Quanto melhor for sua nota do Enem, melhor sua chance de conseguir o financiamento para medicina, lembrando que medicina é um dos cursos mais concorridos do país, então uma boa

pontuação faz diferença. A concorrência no programa acontece entre os candidatos que escolheram o mesmo curso, faculdade, campus e turno.

Para participar?

É necessário que o candidato tenha feito o Enem e ter obtido nota mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e não ter zerado a redação. Além disso, a renda bruta familiar per capita (por pessoa) tem que ser equivalente a até 3 salários mínimos.

O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar e os valores cobrados pela instituição de ensino superior.

Como se inscrever?

Para se inscrever no processo seletivo do Fies, acesse o sistema de inscrição do Fies em fies.mec.gov.br, clique em “Minha Inscrição” e em seguida em “Fazer Cadastro”.

Você será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.

Após concluído o cadastro, você será direcionado novamente para a página do Fies. Clique na opção “Entrar com GOV.BR”, e informe o CPF e a senha cadastrada.

Feito isso, já estará no sistema de inscrição do Fies, é só preencher as informações solicitadas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ver Todas
Blog

Faculdade de medicina: Como escolher a melhor para você?

Blog

Vestibular de Medicina: Inscrições abertas no Norte

Blog

Passei em medicina, como organizar o bolso?

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina