É possível fazer intercâmbio durante a faculdade de medicina?

Compartilhar:

Homem com mochila nas costas em estrada para intercâmbio.

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Para todo estudante, fazer um intercâmbio de medicina e ter uma experiência internacional pode ser uma oportunidade marcante e, muitas vezes, um divisor de águas em sua carreira estudantil e profissional. Então hoje vamos responder uma pergunta recorrente entre os estudantes: onde estudar medicina fora do Brasil?

O contato com outros sistemas de saúde e a possibilidade de vivenciar experiências possibilitadas por outra cultura contribuem para a tomada de decisões importantes. Isso principalmente no que diz respeito para onde seguir depois da graduação.

Quando se fala em medicina, então, a coisa se torna ainda mais interessante já que é possível ter contato com outro tipo de formação e atendimento médico. Leia o texto até o final e tire todas as suas dúvidas!

Como fazer intercâmbio em Medicina?

Primeiro, você precisa encontrar uma instituição que tenha um programa de intercâmbio. Assim, será possível consultar o regulamento completo do programa, saber o cronograma, o local e tudo o que você precisará fazer antes, durante e depois do intercâmbio.

Alguns programas usam como requisito o cumprimento de uma parte da carga horária do curso para aprovação da viagem, assim como alguns certificados ou até mesmo a média do estudante.

É preciso se atentar também para o nível de conhecimento da língua do país para o qual você quer ir. Geralmente esse tipo de informação é disponibilizado no site da instituição ou no edital do programa, mas você pode se informar também junto à coordenação do curso.

Ok, mas quanto tempo dura um intercâmbio de medicina? Isso depende do programa de intercâmbio e da instituição de ensino, geralmente o período de tempo está entre 6 a 12 meses. Ainda assim, cada instituição tem a liberdade de elaborar o seu próprio programa, então esse tempo pode variar bastante.

Quanto custa um intercâmbio de medicina?

Infelizmente não existe um valor fixo para realizar o sonho de estudar medicina fora do país. Todos os valores são variáveis dependendo da instituição que realiza o intercâmbio, o país de destino, o tempo de intercâmbio e o que você vai cursar lá fora.

É preciso considerar ainda que cursar medicina aqui no Brasil já tem um peso significativo no bolso. Então é preciso se planejar bem e colocar na ponta do lápis gastos com itens como:

  • Passagens aéreas;
  • Hospedagem;
  • Alimentação;
  • Transporte;
  • Custos com saúde, etc.

Ainda assim, é preciso considerar não só qual é o intercâmbio mais barato, mas qual será melhor para a sua formação e para a experiência que você quer ganhar no exterior.

Como a internacionalização do conhecimento auxilia na formação do futuro médico

Uma das principais premissas do intercâmbio é ter contato com uma cultura totalmente diferente. Seja na hora de atender os pacientes, na abordagem, no que falar. Até mesmo na hora de considerar aspectos locais que podem propiciar o desenvolvimento de enfermidades específicas por conta de aspectos como clima e alimentação.

O contato com um sistema de saúde diferente também oferece ao estudante a oportunidade de ampliar a sua visão e enriquecer o seu aprendizado. Nesse sentido, a matriz curricular do curso e o método de ensino também é interessante, podendo gerar estranheza ou uma melhor adaptação do que os métodos aplicados no Brasil.

Além disso, o contato com avanços tecnológicos distintos pode influenciar na percepção do aluno. Dessa forma, o contato com inovações de outros países, o uso de robôs e mesmo inteligências artificiais é essencial para que o estudante se prepare para o seu futuro no mercado de trabalho.

Onde estudar medicina fora do Brasil?

A Unit e a Fits, por meio do Tiradentes Institute, proporcionam aos seus alunos a oportunidade de romper algumas fronteiras e expandir o seu conhecimento em um ambiente multicultural e inovador. Assim, é possível estudar disciplinas da área fora do país. Vários alunos da Medicina Tiradentes já fizeram isso em mais de 17 países.

O programa acadêmico visa preparar o estudante não só por meio do conhecimento aprendido em sala de aula. Também é levada em consideração a formação humanista e o desenvolvimento pessoal, característica tão importante no curso de medicina.

O Curso de Medicina Tiradentes foi pioneiro ao implementar o método de Aprendizagem Baseado em Problemas (PBL), criado há 30 anos pelas Universidades de MacMaster, no Canadá, de Maastricht, na Holanda.

Conheça o Tiradentes Institute:

O Tiradentes Institute foi o primeiro instituto criado por uma instituição de ensino privada brasileira no exterior. Ele nasceu a partir de uma parceria entre o Grupo Tiradentes e a Universidade de Massachusetts.

Dessa forma, ele oferece programas internacionais para que tanto os alunos quanto professores possam fazer intercâmbio e projetos de pesquisa no maior centro de estudos do mundo, onde se concentram as maiores universidades do mundo, em Boston.

Se você quer novos aprendizados e uma vivência internacional, com certeza é um dos melhores lugares! Lá, existem ainda cursos de curta duração que fazem a diferença no currículo do profissional, além de proporcionar aos alunos experiências acadêmicas e de campo.

“Um dia eu tive um sonho, esse meu sonho continua rompendo barreiras e atravessando fronteiras. O Tiradentes Institute conecta estudantes, professores e pesquisadores de várias partes do Brasil ao maior centro de estudos do mundo. Há uma troca de aprendizado entre os nossos alunos e profissionais de renome, inspiramos as pessoas a ampliar horizontes.”, afirma o idealizador do projeto, Jouberto Uchôa de Mendonça.

O Tiradentes Institute tem ganhado destaque em diversos países oferecendo disciplinas compartilhadas internacionalmente. Outro diferencial importante são as parcerias com empresas e indústrias locais, organizações sem fins lucrativos e instituições de ensino.

Será que Massachusetts é um bom lugar para estudar medicina?

Para os que estão interessados em um intercâmbio de medicina nos EUA, é uma ótima escolha! O estado norte-americano de Massachusetts, com capital em Boston, está localizado na região da Nova Inglaterra, no nordeste dos Estados Unidos. Sendo assim, é o sexto menor estado em área e o 13º mais populoso do país.

O estado é considerado um grande centro educacional. É lá que estão localizadas também as universidades de Harvard e Cambridge. Além disso, fica próximo a grandes centros, como Nova Iorque, Connecticut, Rhode Island, Vermont e Nova Hampshire.

Confira também a nossa live com estudantes de medicina que estudam fora do país clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?