Medicina no Sisu: Como funciona?

Medicina no Sisu

oiO processo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada já está chegando, desde já você precisa ficar atento, mas será que está pronto para ir com tudo em Medicina no Sisu?

A princípio, não pense que a jornada para cursar uma graduação acaba de fato no Exame Nacional do Ensino Médio. Na verdade, sabendo que o Enem é um megazord dos vestibulares, se faz necessário um sistema de seleção para saber quem ingressou nas universidades públicas.

Esse sistema foi criado pelo Ministério da Educação em 2010, conhecido SiSU, e consiste na seleção de vagas para quem realizou a edição mais recente do Enem. Mas antes de tudo você precisa saber… “Como funciona o Sisu?”

O programa pretende democratizar o acesso dos estudantes às instituições de ensino superior públicas de todo o Brasil. As vagas disponibilizadas nas universidades e institutos são direcionadas a candidatos que prestaram o Enem, não zeraram a redação e se inscreveram no sistema de seleção, totalmente informatizado.

Inscrições

De 16 a 24 de fevereiro acontecem as inscrições para o Sisu 2023.1, e o resultado das notas de corte no dia 22 de fevereiro. No entanto, lembre-se que podem participar os alunos que não zeraram a redação e realizaram o Enem 2022.

Com essa adrenalina toda para saber se deu para entrar numa escola médica, nem deu tempo para pensar que em fevereiro também tem carnaval e moramos num país tropical, inclusive estaremos na torcida por boas notícias para você nesse carnaval.

Como se inscrever em Medicina no Sisu?

O acesso ao sistema fica aberto entre 00h do dia de abertura das inscrições e 23h59 do dia de encerramento, ou seja, fique atento; (aviso de amigo, o sistema sempre trava no início das inscrições, então se não conseguir acessar não precisa se desesperar que depois volta ao normal).

Confirmação de dados – é necessário certificar que todos estão corretos e alterar os que estiverem errados;

Pesquisa de cursos – a pesquisa pode ser feita por cidade e por instituição de ensino;

Escolha de cursos – o estudante poderá escolher a primeira e a segunda opção, conforme o seu interesse. Também é possível conferir a quantidade de vagas disponíveis por ampla concorrência ou por ações afirmativas e as notas de corte.

P.S. Se for selecionado em 1ª ou 2ª opção, independentemente de efetuar sua matrícula, não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera.

Sisu 2023: mais de 226 mil vagas disponíveis para consulta

Como participar da lista de espera?

Caso não passe nas opções selecionadas, você não estará com tudo perdido, fica ligado. Será possível ingressar na lista de espera SiSU e optar pela primeira ou segunda opção de curso informada no momento da inscrição.

O candidato que integrar a lista de espera do SiSU deve acessar o sistema durante o período determinado no cronograma e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera.

Número de vagas para Medicina no Sisu 2023

O que esperar das notas de corte para Medicina no Sisu?

A nota média atualizada para conseguir uma vaga no curso de Medicina é 814,73 pontos. No entanto, essa pontuação pode variar conforme a faculdade escolhida.

A maior nota de corte para o curso de Medicina foi de 919,70 pontos na Universidade Federal do Amapá. A menor nota de corte foi 578,00, da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Essas notas de corte se referem às vagas de ampla concorrência ofertadas na edição 2022/2 do Sisu para o curso de Medicina. Nesse sentido, recomendamos pesquisar as notas de corte antes de escolher qual Escola Médica você vai tentar ingressar por meio do Sisu. Uma questão importante é verificar como estão distribuídas as vagas no sistema.

Por fim, sabemos que a luta é grande, mas você pode contar com o nosso conteúdo para te dar o suporte necessário nessa jornada. Conta aí, quais suas expectativas para Medicina no Sisu agora em 2023?

Ah e aproveita para conferir tudo que você precisa saber sobre o mundo da medicina no nosso YouTube.