Medicina pelo Prouni e pelo Fies

Blog
Reading Time: 2 minutes

E aí medaholic, como você está? Nós sabemos que a vida de estudante não é nada fácil. Saiu resultado do Enem, as inscrições para o Sisu foram encerradas, portanto, relaxa, o que tinha de ser já foi. Agora não adianta mais se desesperar, porém você pode se animar, porque ainda tem esperança para você entrar numa escola médica. Como, você pergunta? Já pensou pensou tentar medicina pelo Prouni e pelo Fies?

Vamos explicar:

Medicina pelo Prouni

A gente já te contou como a concorrência das Escolas Médicas está cada vez mais disputada. Mas se você não conseguiu gabaritar a prova do Enem, não precisa desistir do sonho de se tornar um médico. Continue a leitura e veja como usar a nota do Exame para conseguir uma vaga numa Escola Médica através do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Para participar do Prouni, é preciso ter tirado, no mínimo, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.

A concorrência do Programa também é medida pela nota de corte de cada curso de Medicina. Para ter uma ideia das suas possibilidades de ingresso pelo Prouni, você pode consultar as notas de corte do último processo seletivo das Escolas Médicas agrupadas por região.

Serão mantidos os mesmos critérios de renda exigidos para a obtenção das bolsas. Portanto, quem for pré-selecionado continuará tendo que comprovar as seguintes faixas de renda per capita: até um e meio salário mínimo, para bolsa integral, e até três salários mínimos para bolsa de 50% do valor da mensalidade.

Medicina pelo Fies

Para participar, é preciso atender aos seguintes requisitos: ter feito o Enem com nota mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e não ter zerado a redação. Além disso, a renda bruta familiar per capita (por pessoa) tem que ser equivalente a até 3 salários mínimos.

Para se inscrever no processo seletivo do Fies, acesse o sistema de inscrição do Fies em fies.mec.gov.br, clique em “Minha Inscrição” e em seguida em “Fazer Cadastro”.

Você será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.

Após concluído o cadastro, você será direcionado novamente para a página do Fies. Clique na opção “Entrar com GOV.BR”, e informe o CPF e a senha cadastrada.

Feito isso, já estará no sistema de inscrição do Fies, é só preencher as informações solicitadas.

E olha só, se ainda restaram dúvidas, fica tranquilo, que hoje às 10h no nosso perfil do Instagram teremos uma live explicando passo a passo de como se inscrever no prouni e no fies para medicina, show né? ah! Não vai rolar para assistir hoje, sem problemas, a live vai ficar salva no nosso perfil, e você pode assistir onde e quando quiser. E não esquece de avisar para geral.

Já que chegamos até o final da leitura, que tal agora conhecer alguns aplicativos que vão te auxiliar nos estudos?

Inclusive separamos uma lista de universidades que você pode entrar com até 800 pontos, clica aqui.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Notícias

Reprodução assistida no Brasil: CFM publica atualização

Notícias

Internato em medicina: É a melhor fase do curso?

Blog

Estratégias para escrever uma boa redação no Enem

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina