Valores das mensalidades do curso de medicina por regiões

Tá na hora de decidir o seu futuro e uma boa escola de Medicina é fundamental para garantir excelência na sua formação e êxito na sua jornada profissional. Para te ajudar, o Melhores Escolas Médicas agrupou as principais instituições em atuação nas regiões Sul, Norte e Centro-Oeste. Foi dado foco no valor da mensalidade, do curso de medicina e em índices que classificam a qualidade do ensino, com base no desempenho médio nacional aferido periodicamente em avaliações do Ministério da Educação. Faculdades que não possuem conceito Enade não foram consideradas neste levantamento.

O Brasil, por ter uma grande extensão territorial, apresenta grandes possibilidades de ingressar numa faculdade nas mais diversas regiões do país. Apresentaremos agora, a estimativa de preços para dar início à sua carreira educacional levando em consideração algumas regiões do país.

Para iniciarmos as apresentações, primeiramente precisamos entender de algumas métricas que ficam encarregadas de quantificar a relevância da instituição em relação às demais.

Conceito do Curso – é a nota graduada em cinco níveis (1-5), gerada a partir de uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do INEP/MEC, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória.

Conceito Enade – avalia os cursos por intermédio do desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.

Quanto custa um curso de medicina no Sul? Entenda os indicadores

A região mais fria do país possui 34 escolas médicas conceituadas pelo Enade. Destaque para o estado de Santa Catarina que reúne o maior número de faculdades. A Universidade Da Região De Joinville tirou nota 4 no Enade e tem uma mensalidade de R$ 8.794,00, enquanto a Universidade do Oeste de Santa Catarina, em Joaçaba, tem um investimento de R$ R$ 7.890,40 e o conceito 4.

No Paraná, o melhor desempenho do Enade foi da Universidade Positivo – UP, cuja mensalidade é de R$ 10.498,98, seguida da Faculdades Pequeno Príncipe e da Pontifícia Universidade Católica Do Paraná, ambas com nota 4, e mensalidades de R$ 7,4 mil e R$ 8.702,22, respectivamente.

Chegando no Rio Grande do Sul, encontramos 10 escolas médicas. A maior nota é da Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul – PUCRS, cuja mensalidade é de R$ 9.900,00. O segundo melhor conceito é o da Universidade de Passo Fundo, com nota 4 e mensalidade de R$ 11.372,30.

Como é o curso de medicina na região Centro-Oeste? Entenda os indicadores

Selecionamos 11 escolas médicas do centro-oeste brasileiro, em sua maioria situadas no planalto central. Em Brasília, o Centro Universitário de Brasília  e a Universidade Católica de Brasília dividem a nota 4 no Enade, mas as mensalidades são R$ 9.448,83 e R$ 10.160,64 respectivamente.

Em Goiás, das cinco faculdades de medicina, destaque para a Universidade Evangélica De Goiás, com nota 4 e mensalidade de R$ 10.104,12. O campus fica em Anápolis. Já a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na capital do estado, recebeu conceito 3 e possui uma mensalidade de R$ 8.247,68.

Quanto custa uma faculdade de medicina? Entenda os indicadores

Das 18 faculdades identificadas na região, apenas uma alcançou a nota 4 no Enade. É a Universidade Do Vale Do Taquari, em Lajeado, no Tocantins, no R$ 8.857,39. No estado, o Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos teve o 2º melhor desempenho, com nota 3, e R$ 8.972,10 de mensalidade.

Em Rondônia, o Centro Universitário Aparício Carvalho teve nota 3, a melhor do estado, com mensalidade de R$ 8.102,00. Também em Porto Velho, o Centro Universitário São Lucas obteve a segunda melhor nota da avaliação nacional, e possui uma mensalidade de R$ 10.000,00.

Nenhuma das duas faculdades do Acre foram conceituadas pelo Enade. O Itpac Cruzeiro Do Sul, em Cruzeiro do Sul, tem uma mensalidade de R$ 8.800,00. Já o Centro Universitário Uninorte, na capital Rio Branco, tem uma mensalidade de R$ 12.442,72.

Em Manaus, capital do estado do Amazonas, o melhor conceito foi da Universidade Nilton Lins, cuja nota foi um e a mensalidade R$ 8.606,03.

Já no Pará, as faculdades com maiores notas Enade foram Centro Universitário do Estado do Pará, com mensalidade de R$ 8.660,18 e o Centro Universitário Metropolitano Da Amazônia, cujo investimento inicial é de R$ 11.304,84. Ambos têm nota 3 e estão situados na capital paraense.

É sempre importante ter em mente também, que toda graduação necessita de um planejamento financeiro prévio, mesmo as que têm um baixo custo de investimento. Não é necessário sempre observar todas as alternativas possíveis de acontecimentos e imprevistos que podem dificultar o término da formação. A falta de capital ainda é uma das maiores problemáticas que afastam os estudantes das universidades.

Não podemos esquecer que,  a referência dos valores tem por base a tabela de 2021.

E aí, curtiu as nossas dicas? Fique ligado no Melhores Escolas Médicas para não perder nenhuma novidade sobre os cursos de Medicina no Brasil! Que tal agora relaxar um pouco, com uma lista incrível de filmes e séries para repor suas energias?