Saiba como ter independência financeira durante a graduação

Matérias
Reading Time: 3 minutes

Conquistar a independência financeira durante o curso de Medicina que funciona em horário integral parece ser impossível. Até porque o dia tem só 24h e metade dele você passa na universidade ou estudando. Mas calma que se organizar direitinho tudo dá certo.

Confira essas dicas que preparamos para você e veja que dá para ganhar dinheiro e estudar SIM.

 

Planejamento

Pode até parecer clichê (talvez até seja), mas saber se planejar faz uma diferença enorme.

  • Comece registrando tudo o que você compra

Já parou para pensar em onde e como você tem gastado seu dinheiro? Alguma vez você deve ter se perguntado como a fatura do cartão ficou tão alta ou como o seu dinheiro acabou de uma forma tão rápida, mesmo aparentemente não tendo comprado muita coisa. Isso acontece, porque aqueles pequenos gastos como pedir lanches na promoção em aplicativos de comida, pegar Uber ou ir comprando coisas “baratinhas” vez ou outra fazem uma diferença enorme no nosso orçamento.

Por isso, anote tudo o que você compra. Até mesmo aquele chiclete ou aquele brigadeiro baratinho. Acredite… ter noção destes pequenos gastos vai te ajudar a se organizar e vai fazer toda a diferença na hora de olhar sua conta.

Uma boa dica é montar uma planilha de gastos, seja no celular mesmo ou em algum caderninho. Você pode criar a planilha no Excel, no bloco de notas do celular ou pode utilizar essa planilha que preparamos para você.

 

 

  • Tente aumentar a sua renda

Para muitas pessoas, cortar alguns gastos não é o bastante para sobrar uma boa quantidade de dinheiro, então que tal pensar em uma forma de aumentar a sua renda? 

Aproveite o seu talento e expertise em determinada coisa e explore isso. Incorpore o espírito empreendedor e se joga. 

  • Entende de rede social? Que tal se oferecer para gerenciar o perfil de alguma empresa do seu bairro ou produzir conteúdo para sua rede social e ganhar um dinheirinho com isso?  
  • Sabe fazer alguma comida gostosa? Venda!
  • Você também pode revender produtos ou vender coisas que não usa mais.

  • Divida apartamento com alguém 

Se a universidade que você foi aprovado ficar longe da casa dos seus pais, procure amigos ou repúblicas para dividir a moradia. Muitos estudantes que vão estudar em faculdades que ficam muito longe da casa dos seus pais, seja em outra cidade, estado ou até mesmo país, optam por compartilhar o apartamento e dividir as despesas para duas, três ou mais pessoas. 

Morar sozinho é muito caro. Dividir apartamento pode ser uma economia de 50% ou mais.

 

Prioridades

Um bom passo para ter uma vida financeira organizada é saber estabelecer as prioridades. Você não precisa morar no melhor bairro da cidade, nem no melhor apartamento, mas é indispensável reconhecer suas reais necessidades para não gastar a toa. Isso não quer dizer que você não possa se permitir uns agradinhos de vez ou outra. Pode! Mas desde que seja de forma inteligente.

 

E então medaholic? Conta aqui como andam suas economias!!

Deixe uma resposta

Veja também

Ver Todas
Notícias

Abrem hoje (03) as inscrições para 1539 vagas de medicina pelo SISU 2021.2

Matérias

Guia completo do Sisu e de como estudar Medicina de graça

Matérias

Pronto para mais uma dose de MedFlix?

Quer o MEM na palma da mão?