O uso de inteligência artificial na faculdade de medicina

inteligência artificial

nteligência artificial é um dos pilares das novas tecnologias que parecem ter saído de filmes de ficção científica futurista. Essas inteligências programadas estão constantemente recebendo modificações de modo que os processos mais complexos podem ser resolvidos sem maiores interferências humanas. É importante lembrar que elas ainda estão longe da complexidade da mente humana, mas podem ser bastante úteis quando bem utilizadas.

Imagine o quão dinâmico seria a utilização de inteligências artificiais dentro do processo de ensino acadêmico. E nem é necessário esperar 400 anos para ver isso acontecer. Existem tecnologias de inteligência artificial que facilitam o campo da medicina, assim como as mais variadas ferramentas.

Vamos lá?

Vantagens da Inteligência Artificial

Saber utilizar os recursos a favor da medicina é essencial para que os procedimentos sejam atualizados ao ponto de fornecer sempre o melhor procedimento no âmbito da saúde. A utilização da IA trás diversos benefícios  para a medicina, como:

Armazenamento de dados

Não seria exagero dizer que a internet é construída por dados. Cada dado é informação, e informação é o material essencial dentro de qualquer área, inclusive medicina. Ter acesso a dados e uma inteligência artificial que seja capaz de catalogar e traduzir essas informações é um divisor de águas entre um atendimento comum e o atendimento mais direcionado para as necessidades do paciente.

Monitoramento

Através da Inteligência Artificial o profissional de medicina pode ter um monitoramento mais completo das necessidades do paciente. Nesse contexto, a IA está normalmente atrelada a algum gadget que auxilia na captação de informações sobre a saúde. Essas informações são extremamente úteis para entender o quadro médico de uma pessoa.

Resultados

A IA também é capaz de fornecer resultados mais precisos acerca de exames. Ela não funciona como uma substituta do médico, e sim como um complemento capaz de fornecer respostas cada vez mais específicas.

Medicina e tecnologia

A inserção da tecnologia na medicina não é algo que acontece do dia pra noite. várias outras tecnologias, que não a inteligência artificial, abriram caminho dentro da área da saúde para que ferramentas mais atuais fossem introduzidas nos mais variados procedimentos médicos.

A comunidade médica extrai diretamente da fonte de desenvolvimentos tecnológicos e suas aplicações no campo da saúde. Portanto, é de extrema importância que estudantes e profissionais médicos estejam atualizados com as novas tendências e eventos atuais da medicina. O aprendizado não termina com a obtenção de um diploma.

Confira algumas tecnologias que prometem modificar a maneira de fazer medicina daqui pra frente.

Metaverso e inteligência artificial

Apesar de comumente confundidas, as realidades aumentada, mista e virtual não são sinônimos. A forma de vivenciá-las, utilizá-las e seus objetivos são distintos.

Realidade aumentada

A realidade aumentada é a sobreposição de elementos digitais no ambiente físico.

Para experimentá-la, basta instalar aplicativos no smartphone. Os apps captam o mundo real com a câmera e sobrepõe objetos virtuais no mundo real. Ao invés de imergir o usuário em um mundo virtual, esses headsets adicionam objetos virtuais diretamente no mundo físico e que podem ser vistos pelas lentes do seu headset.

Realidade mista (metaverso)

A realidade mista é mais imersiva que a realidade aumentada, entretanto sobrepõe objetos e elementos digitais no mundo físico, mas com interatividade. É possível visualizar gráficos digitais, interagir com eles, mover linhas, mudar cores e adicionar novos dados.

Realidade virtual

A realidade virtual é a mais imersiva de todas e consiste na criação de um universo completamente digital. Por tanto, através do uso de gadgets especiais, a pessoa entra em um mundo completamente novo, onde pode interagir.

Entenda mais sobre o metaverso

Conexão 5G

A tecnologia 5G vai ser a grande impulsionadora das futuras tecnologias. Com a capacidade de transferência de dados da tecnologia 5G, muitas tecnologias daquelas que parecem que saíram de filmes de ficção científica podem ser possíveis, tipo:

• Realidade Aumentada;
  • Jogos em Nuvem;
  • Tradução em tempo real;
  • Robôs no serviço de casa;
  • Drones como método de entrega;
  • Uso massivo de energias renováveis
  • Carros autônomos.

Mas vamos pro foco, o 5G na medicina. A telemedicina, que será impulsionada pela conexão 5G, facilita a interação entre médico e paciente utilizando o meio digital. O médico tem acesso a informações do paciente adquiridas por inteligências artificiais disponíveis no banco de dados, facilitando o diagnóstico.

Inteligência Artificial nas Instituições de Ensino

Desde a graduação, os estudantes de medicina compreendem melhor os benefícios da tecnologia quando utilizam a tecnologia como parte de seu processo de aprendizagem durante sua jornada acadêmica. Para isso, é necessário escolher uma boa instituição que possa fornecer uma boa estrutura e bons recursos para maximizar a assimilação e compreensão da existência de ferramentas técnicas na área médica.

Escolher uma instituição que tenha uma boa estrutura física e organizacional é crucial para entender a presença dos mais variados recursos atuais. Um exemplo é a Universidade de Vassouras, que possui vários laboratórios com aparelhos que permitem que o aluno tenha mais imersão nos mais diferentes procedimentos. Recentemente a Universidade de Vassouras estava no período de inscrição para o vestibular. Você pode conferir mais informações através deste link

Vestibular de medicina em Vassouras: entenda tudo sobre!

E aí? Gostou desse conteúdo? Tem muito mais matérias no nosso portal. Então veja nossos outros posts.

Acompanhe nossos conteúdos no Telegram e no Youtube