Metaverso: Tecnologias usadas na nova medicina

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Quando se trata de tecnologia, o metaverso é a palavra da vez. Desde que o Facebook alterou seu nome para Meta, em 2021, o termo tem ganhado destaque e chamado a atenção de todos, independente da área de atuação. Mesmo com todo o interesse, muita gente ainda não sabe o que é exatamente essa tecnologia e não faz ideia do quanto ela pode mudar o mundo como é hoje.

O que é o metaverso?

Quando falamos em metaverso, já imaginamos avatares caminhando por lugares construídos no mundo digital e a pessoa experimentando todas essas sensações através de seu dispositivo de realidade virtual. Não está errado, mas não é só isso. Vai muito além. Afinal, o avanço tem sido constante.

De acordo com o criador da tecnologia, o conceito de metaverso pode ser definido como um novo formato de plataforma que serve para criação de aplicativos e ferramentas de interação social.

A princípio nada mais é do que um mundo alternativo baseado na realidade virtual, realidade mista e realidade aumentada, que os usuários podem acessar através de vários dispositivos e plataformas diferentes. Alguns especialistas juntamente com usuarios da área, dizem que o metaverso é a internet se libertando dos objetos em nossas mãos e nossas mesas.

O futuro da Medicina

Os tipos de realidades aplicadas na saúde

Apesar de comumente confundidas, as realidades aumentada, mista e virtual não são sinônimos. A forma de vivenciá-las, utilizá-las e seus objetivos são distintos.

Realidade aumentada

A realidade aumentada é a sobreposição de elementos digitais no ambiente físico. Nos gadgets, os artigos virtuais são projetados no mundo físico. O principal ponto que a diferencia das demais é o fato de que o local onde você está não é transformado pela realidade aumentada, mas são adicionados vídeos, fotos e gráficos que o usuário consegue visualizar.

Para experimentá-la, basta instalar aplicativos no smartphone. Os apps captam o mundo real com a câmera e sobrepõe objetos virtuais no mundo real. Ao invés de imergir o usuário em um mundo virtual, esses headsets adicionam objetos virtuais diretamente no mundo físico e que podem ser vistos pelas lentes do seu headset.

Realidade mista (metaverso)

A realidade mista é mais imersiva que a realidade aumentada, entretanto sobrepõe objetos e elementos digitais no mundo físico, mas com interatividade. É possível visualizar gráficos digitais, interagir com eles, mover linhas, mudar cores e adicionar novos dados.

Realidade virtual

A realidade virtual é a mais imersiva de todas e consiste na criação de um universo completamente digital. Por tanto, através do uso de gadgets especiais, a pessoa entra em um mundo completamente novo, onde pode interagir.

Inovações Tecnologicas e Neuralink na medicina

Aplicações e tendências das realidades no metaverso

Entender apenas os conceitos de realidade aumentada, mista e virtual pode não ser o suficiente para enxergar as aplicações da tecnologia. No entanto, todas essas possibilidades já são postas em prática em diversos projetos de empresas, pessoas e instituições, e são o motor da construção e do desenvolvimento do metaverso. Confira abaixo alguns exemplos da aplicação prática dos três tipos de realidade:

Realização de cirurgias

Sob o mesmo ponto de vista anterior, mm dos campos que também tem feito um bom uso da realidade mista é saúde, mais precisamente no campo das cirurgias. Pelo gadget, o profissional consegue acompanhar dados do paciente e ainda ter uma visão ampliada do sistema onde a cirurgia está sendo realizada.

Pokemon Go

Lançado em Julho de 2016, o jogo Pokemon Go é um exemplo de aplicação de realidade aumentada. Com o smartphone, o jogador encontra pokémons pelas ruas. No aplicativo, o usuário via exatamente o mundo real, apenas com a adição da figura animada do pokémon, sem alteração do mundo físico.

Ikea Place

Lançado em Setembro de 2017, a IKEA desenvolveu um aplicativo com o qual  os consumidores poderiam mapear o local onde gostariam de inserir um novo móvel, selecionar qual objeto gostariam de colocar e inserir virtualmente para verificar como seria antes de comprar. Mais um exemplo de realidade aumentada.

Lowe’s Holoroom How To (Uso do metaverso)

Da mesma forma que em outras empresas, a A Lowe’s Companies Inc., empresa de materiais de construção, utilizou o metaverso e ensinou os clientes a colocar azulejos em um chuveiro em um ambiente de realidade virtual totalmente imersivo.

Windows Mixed Reality 

No caso do Windows Mixed Reality, a realidade mista é utilizada para a construção de um projeto de arquitetura. O mundo físico é utilizado como base para inserir elementos digitais interativos e assim testar novas disposições e layouts.

Com isso, podemos garantir que esse é um dos novos meios de expandir as tecnologias dentro do curso de medicina, logo traz o aluno para cada vez mais perto da realidade. Em suma, essa é a nova realidade em que os futuros alunos não só de medicina, mas também de outros cursos da saúde estarão inseridos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?