Vestibular de medicina em Vassouras: entenda tudo sobre!

Blog
Reading Time: 4 minutes

Ei, sei que você tem um sonho, e que ele é entrar numa escola médica, além da vontade e a disposição que também existem. Nesse caminho até o vestibular de medicina, muita coisa se perde e você pode acabar ficando nervoso. Se você tem esse sentimento, fica aqui que este é o post certo para você, que precisa de algumas dicas para não se perder na revisão.

No entanto, mesmo faltando um tempo para o vestibular de Vassouras, é possível  ter um bom resultado. Como? Tenha inteligência emocional, inteligência nos estudos e conheça o edital. Sabendo como e o que estudar, tudo flui mais fácil.

Em suma, você pode conseguir a aprovação, ou você pode adquirir experiência para melhorar na próxima edição. Não passar não significa fracasso, significa progresso.

Pega essa visão:

“COMEÇANDO PELO COMEÇO” – O que devo fazer primeiro?

Uma boa estratégia para quem nunca fez vestibular para medicina, ou não montou um planejamento de estudos é consultar o edital da Universidade de Vassouras, para a qual você quer prestar vestibular de medicina. Lá, estarão todas as informações disponíveis em relação aos assuntos cobrados, peso das disciplinas, datas, prazos e processos. Esse é um bom norte para você, caro estudante.

Dessa maneira fica mais fácil saber o que estudar.

Lembrando que o vestibular em Vassouras acontece em 22 de janeiro de 2023. Ainda dá tempo de se inscrever clicando aqui!

Análise de conteúdo e resultados do vestibular de medicina

O que é isso, minha gente?! Calma, vamos explicar:

Análise de Resultados é você saber identificar quais suas fraquezas e seus pontos fortes em relação aos conteúdos. O que você domina mais, o que você domina menos, e traçar uma rotina de estudos nesses conteúdos. Pela lógica, você foca no que você domina menos, principalmente se esse domínio menor for dos assuntos de mais relevância para a prova, as que possuem mais peso no vestibular.

Por que preciso saber quais conteúdos são mais recorrentes? Porque esses conteúdos que vão te guiar, ou seja, por onde você vai começar a estudar, ou revisar.

Você só começa a estudar um assunto que não é tão recorrente se ele for base para um assunto que é recorrente, entendeu? Caso contrário, é preciso dominar os assuntos que mais caem na sua prova. Você precisa estar preparado! Na dúvida, vá do macro para o micro.

E vamos lembrar de um detalhe bem importante: vestibular de medicina é extremamente concorrido, então devemos considerar a preparação e o nível dos outros candidatos. Não tem como saber de tudo, não dá para estudar tudo, porém é necessário fazer o equilíbrio de domínio de todas as áreas, para sua pontuação não cair.

Monte um plano para sua reta final

Se programar é essencial, já que o tempo é valioso em qualquer situação da vida, principalmente para quem vai entrar na jornada do vestibular de medicina.  Trace metas de estudos, pequenas metas para o objetivo final, não fique nervoso ou ansioso, não tenha pressa, ela pode ser sua inimiga. Pense nesse final para o vestibular de forma certa, o que pode te impedir de conseguir um bom resultado é a sua mente.

Ser positivo pode fazer total diferença nesse momento, seu mindset tem que ser seu melhor amigo. Pensar dessa maneira faz com que seu cérebro comece a buscar alternativas para aproveitar esse tempo, e não focar o lado da escassez, do pessimismo. Aproveite esse tempo do jeito que puder, porque será fundamental. A reta final de uma rotina de estudos pode ser bem cansativa, por isso, dê preferência a qualidade e não quantidade.

Elimine todos os sabotadores, por exemplo: uma tia, um amigo, pai, mãe, que pode virar para você e dizer: “não estudou antes e agora quer começar?”. Isole esses comentários, fortaleça sua mente, e lembre do seu sonho e do seu querer, você é capaz, e isso é possível.

Esse será o melhor vestibular da sua vida, você está construindo sua estratégia da melhor maneira e terá o melhor resultado.

Revise provas e priorize conteúdo

Você sabe em qual instituição você quer entrar? Ótimo! Além de ler o edital direitinho, outra dica de ouro é pegar provas antigas da Universidade de Vassouras, e de outras também, para treinar, testar seu conhecimento e se familiarizar com o tipo de prova de vestibular. Treinar neste ponto é a palavra-chave.

Faça resumos, anotações, se conhece alguém que também está estudando para o vestibular, ou já entrou no curso de medicina, troque suas anotações, informações, dicas, conteúdo, tudo nesse início vale a pena. Lembre-se: a jornada começa agora, e ela continua depois que você passa no vestibular, viu? Os estudos continuam na faculdade.

Se esse texto fosse escrito em janeiro, você não teria tempo de estudar tudo, e hoje faltando quase um mês para o vestibular, continua não dando tempo de ver tudo. Portanto, tente ficar tranquilo e o que importa é sua estratégia de estudos. Existem provas e conteúdos mais importantes!

Por esse motivo, a análise de conteúdos recorrentes é uma excelente forma de organizar suas prioridades dentro do seu cronograma de estudos.

Youtube | Saiba mais como se organizar nos estudos.

E por falar em organização dos estudos, lembrei de um tema bem recorrente entre os estudantes: como você organiza sua rotina e cronograma de estudos? Conta para a gente lá no perfil do nosso Instagram. E por aqui vamos falar sobre essa rotina e cronograma de estudos com relatos de quem já entrou numa escola médica, e que levou essa rotina para universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ver Todas
MEM Responde

Como cursar e quanto custa Medicina na Argentina?

SISU 2022

SISU 2023: quantas vagas para medicina?

Notícias

Sisu 2023: mais de 226 mil vagas disponíveis para consulta

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina