Qual especialidade médica você mais se identifica?

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Olá medaholic, como você está? No texto de hoje vamos te ajudar a escolher e/ou identificar qual especialidade médica você mais se identifica.

Se você acabou de entrar em uma escola médica ainda tem bastante tempo para escolher qual a sua especialidade, talvez você já tenha em mente qual área gostaria de seguir. Ou se você está cursando medicina, algumas disciplinas, e algumas práticas durante o curso podem te ajudar a decidir qual a sua especialidade.

As especialidades são afinidades, assim como você tinha no ensino médio, as matérias que você mais gostava e que tinha fácil identificação.

  • Afinal, o que é especialidade médica?

Devido a sua complexidade, a medicina se subdividiu em diversas áreas, chamadas especialidades médicas. Para você ter noção querido amigo medaholic, são mais de 50 especialidades, cada uma dividida em suas especificidades, diagnósticos e tratamentos. É negocio de várias opções viu?

Você ser um especialista não é obrigatório, porém quando falamos em remuneração, ter uma especialização agrega cifras à sua futura remuneração. Além do valor, há o reconhecimento, tanto pelos pacientes, quanto pela classe médica.

  • Especialização, residência médica e pós graduação são a mesma coisa?

Essa confusão é normal, mas nós estamos aqui para tirar suas possíveis dúvidas, e respondendo à pergunta deste tópico. Não, não são a mesma coisa.

Residência médica- É o treinamento prático e intensivo de uma especialidade, realizado integralmente em âmbito hospitalar. Tem duração mínima de dois a três anos e, durante esse tempo, o aluno recebe uma bolsa de estudos. Tem matéria aqui no portal sobre a bolsa de residência médica.

Pós-graduação – une bagagem técnica e teórica sobre a especialidade em questão. Possui uma carga horária menor, e nada impede que o aluno faça as duas ao mesmo tempo.

  • Separamos as principais áreas na medicina para especialização

Anestesiologia- Para ser um bom anestesista, você precisa, antes de tudo, ter interesse em realizar procedimentos e lidar bem com a farmacologia.

Pediatria – gostar e saber lidar com criança é o básico e mais importante nessa especialidade.

Cardiologia- embora possamos contar com a tecnologia, o cardiologista é capaz de realizar muitos deles apenas com um estetoscópio, um exame físico bem feito e uma anamnese minuciosa. Ser capar de ter um bom relacionamento com seu paciente e ser uma boa comunicação.

Dermatologista- você precisa gostar de clinicar, anamnese e um bom exame físico.

Ginecologia e Obstetrícia – A saúde reprodutiva da mulher é o foco da GO. Se você gosta de clínica, de cirurgia, está indeciso entre ambas e gosta desta área de estudo, encontrou a sua especialidade.

Neurologia – A neurologia não é uma especialidade fácil. O cérebro ainda é, de longe, o órgão humano mais complexo e incompreendido pela ciência.

Oftalmologia -O oftalmologista sempre precisará estar envolvido com novas tecnologias. A saúde ocular é uma das que mais tem se beneficiado com o boom tecnológico deste século.

Radiologia – O radiologista é muito mais do que o “fotógrafo” da medicina. Ele precisa correlacionar dados clínicos – esses coletados pelo médico do paciente de quem verá as imagens – com os achados radiológicos, ajudando assim na realização de um diagnóstico.

Ortopedia- Este profissional precisa ter excelente coordenação motora e uma mente “biomecânica”: compreender o básico a respeito da aplicação de tração, do uso de instrumentos variados na cirurgia ortopédicas e das funções mecânicas complexas do corpo humano.

Afinidade, remuneração e o que te faz feliz, são pontos necessários para decidir em qual área você quer se especializar.

Ainda na dúvida, um teste vocacional pode ser a solução. Clica aqui. https://widoctor.com.br/teste-vocacional/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?