Tema de redação para o Enem: Homeschooling

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Oi medaholic, tudo bem? Mais uma vez estamos trazendo um tema de redação para o Enem. Então, fique ligado nos textos motivadores e pratique a redação toda semana, ela será fundamental para você conquistar sua aprovação.

Obs: Use os textos abaixo como textos motivadores para complementar o tema de redação para o Enem.

Homeschooling: você sabe o que é?

Você já deve ter visto em algum filme ou seriado crianças e jovens que são educados em casa. Na verdade essa é uma prática antiga, mas agora ganha força em alguns países e aqui no Brasil há um forte movimento para a sua regulamentação. Homeschooling significa educação domiciliar, onde os pais se responsabilizam totalmente pela educação dos filhos sem a necessidade de uma instituição.

Há séculos comunidades utilizam dessa prática. Antes de se pensar em escola ou escolarização já existiam os mentores ou tutores que cuidavam da educação de crianças e jovens. Como as sociedades foram se tornando mais complexas, houve a necessidade de institucionalizar o aprendizado a partir de diversas correntes teóricas ou políticas de governo para garantir o nivelamento do aprendizado. Aqui no Brasil, por exemplo, temos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que apresenta uma organização de eixos de estudos, competências e habilidades que são necessárias para se desenvolver ao longo da educação básica.

O Homeschooling foca além dos padrões da escola e propõe uma metodologia personalizada de acordo com o desenvolvimento de cada criança. Os conteúdos são ensinados pelos pais ou, para quem pode pagar, tutores.

Você pode se perguntar: e se os pais não souberem o assunto que precisa ser ensinado? Os defensores dessa prática de ensino domiciliar consideram os livros e matérias didáticos como bases do ensino e a autossuficiência é estimulada.

Como alguns países lidam com o Homeschooling

O Homeschooling é um modelo de ensino legalizado em alguns países como: Estados Unidos, Áustria, Bélgica, Canadá, Austrália, França, Noruega, Portugal, Rússia e Nova Zelândia. Nesses países há uma avaliação anual para testar o nível de conhecimento e aprendizado dos das crianças e adolescentes.

Alguns argumentos das famílias que optam pela educação domiciliar, onde ela é permitida, dizem respeito a questões religiosas, os perigos e más influencias nas escolas e o bullying.

Por outro lado, em países como a Alemanha e a Suécia, o Homeschooling é considerado crime e há casos de pais multados, presos e que perderam a custódia dos filhos. O cenário internacional aponta ainda para cerca de 63 países onde o Homeschooling não é proibido expressamente por lei. No caso do Brasil, essa prática é caracterizada como não legalizada, previsto no artigo 246 do Código Penal e ocorre quando o pai, mãe ou responsável deixa de garantir a educação primária de seu filho.

O que diz a legislação brasileira

No Brasil, há a Associação Nacional de Educação Domiciliar (ANED) que é o órgão que movimenta a discussão na sociedade e nos governos para que o país adote essa prática. Segundo a ANED, entre 5 e 7 mil famílias já adotaram o Homeschooling no Brasil, mesmo não sendo regulamentado.

Para a constituição federal, no artigo 205:

“a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

Já para o 6º artigo da Lei de Diretrizes e Bases (LDB):

“é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos quatro anos de idade”

… (continua) sob pena de ações judiciais.

Portanto, uma família que resolver adotar a educação domiciliar tem que ter noção das consequências dessa prática. Por exemplo, se uma criança não é mais matriculada na instituição de ensino, essa mesma instituição tem que comunicar ao Conselho Tutelar que deve acionar a família e, quando for o caso, entrar com medida protetiva.

Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou a legalidade da educação domiciliar para dar um parecer mais oficial sobre essa prática e estabelecer uma conduta comum do judiciário para casos desse tipo. A decisão dos Ministros do Supremo foi a seguinte: a Constituição Federal não proíbe a prática e um Projeto de Lei para regulamentar o ensino domiciliar não seria inconstitucional. Mas os Ministros entendem que, como essa regulamentação ainda não existe no Brasil, a prática do Homeschooling é considerada ilegal.

No dia 23 de janeiro de 2019, o ex-ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anunciou as metas prioritárias de Bolsonaro para os 100 primeiros dias de governo. Dentre elas, estava a educação domiciliar, como uma das prioridades do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Mas esse projeto ainda não foi adiante.

Prós e contras do Homeschooling

Para a Associação Nacional de Educação Domiciliar, o Homeschooling  favorece o desenvolvimento de habilidades como: maior amadurecimento; disciplina de estudo; gosto pelo aprendizado; estratégias de aprendizado; autoestima sólida; empreendedorismo.

A Associação também defende que a educação domiciliar resguarda crianças e jovens de: pressões sociais inadequadas; privação do convívio familiar; retardo do processo de aprendizagem; passividade no processo de aprendizagem; desinteresse por aprender.

Ainda no entendimento da ANED, a educação aplicada nas instituições de ensino no Brasil é essencialmente “conteúdista”, o que não é algo positivo. A Associação defende a importância do “treino para o aprendizado” e acredita que “Os pais que compreenderam bem esse aspecto, já captaram qual é a verdadeira essência do trabalho que precisam realizar com seus filhos.”

Já para os críticos, o Homeschooling pode agravar a evasão escolar, passa a ideia errônea de que educar é uma tarefa simples e de que pais estão preparados para educar crianças simplesmente por serem pais. Assim o ensino domiciliar contribui para o agravamento da desvalorização dos professores. Outro argumento diz respeito à identificação dos abusos que podem ser dificultados. Segundo especialistas maus tratos, abusos e negligências são, geralmente, identificados na escola.

E aí, gostou desse tema de redação para o Enem? Então, tá esperando o quê para treinar? Baixe aqui a sua folha de redação e comece agora.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?