O Conselho Federal de Medicina (CFM) realizará, em 13 de junho de 2025, o Fórum Nacional da Codame. O evento será presencial e acontecerá no auditório do CFM, em Brasília, das 8h às 17h. Coordenado pelo conselheiro federal Jeancarlo Fernandes Cavalcante, o encontro reunirá representantes de conselhos regionais de medicina e especialistas em ética médica para discutir os desafios da publicidade médica.
O objetivo principal é aprofundar o debate sobre o tema. O Fórum visa também promover a educação ética entre médicos e padronizar procedimentos internos para análise de denúncias. Além disso, busca fortalecer a atuação fiscalizadora dos conselhos, especialmente frente às novas tecnologias e desafios da comunicação digital.
Durante o evento, os participantes terão acesso a painéis temáticos, palestras técnicas e debates interativos. Um dos principais focos será a Resolução CFM nº 2.336/2023, que atualiza as regras sobre publicidade médica no Brasil. Os participantes discutirão essa norma em detalhes, com atenção especial aos seus pontos mais polêmicos e inovadores.
Entre os temas abordados, destacam-se as regras para divulgação de imagens “antes e depois”, a promoção de cursos de pós-graduação e o uso de técnicas sem reconhecimento oficial. Além disso, o Fórum trará discussões sobre a atuação de médicos como investidores e sua presença nas redes sociais.
Outra novidade do encontro será a inclusão do debate sobre o uso de inteligência artificial na fiscalização da publicidade médica. Nesse sentido, o conselheiro Jeancarlo apresentará ferramentas de triagem automatizada e reconhecimento de padrões, que devem contribuir para tornar o processo de fiscalização mais ágil e eficiente.
Padronização, integração institucional e troca de experiências
Ainda durante o evento, será apresentada a padronização dos fluxos de trabalho nas Codames regionais. Nesse contexto, protocolos operacionais (POPs), bem como uma nova plataforma digital, serão apresentados como soluções para otimizar o atendimento a denúncias e consultas.
Além disso, o Fórum contará também com a presença de representantes do Judiciário, da Senacon e do Conar. Essa participação ampliará o diálogo entre a medicina e outros setores reguladores, enriquecendo o debate com múltiplas perspectivas.
Por fim, os participantes também terão a oportunidade de compartilhar experiências regionais e, além disso, esclarecer dúvidas diretamente com os coordenadores da Codame nacional. Com isso, a proposta é fortalecer uma atuação mais uniforme, ética e transparente na divulgação dos serviços médicos em todo o país.
Leia mais:
CFM realiza 1º Fórum sobre Inteligência Artificial na Medicina em junho
Inteligência artificial: CFM intensifica trabalhos para aprimorar a prática médica
Confira as últimas notícias sobre o mundo da Medicina:
- CFM promove fórum sobre ética, inovação e publicidade médicapor Alex Lucas Silva
- Curso de medicina terá mais carga horária do que outros cursos; entenda a nova regulaçãopor Stephanie Freitas
- Avanço na medicina: transplante de bexiga é realizado pela primeira vez nos EUApor Danylo Rodrigues
- Como a IA pode evolucionar a medicina e salvar vidaspor Stephanie Freitas