Como citar filmes e séries na redação do Enem

Compartilhar:

Como citar filmes e séries na redação

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Já pensou em utilizar seus filmes e séries preferidos na redação do Enem? Pois é! Sabia que citar séries ou filmes na redação não só é permitido, como também pode te ajudar em um dos critérios importante para a avaliação no exame? Isso porque uma das competências do Enem avalia justamente a capacidade do estudante em aplicar conhecimentos de outras áreas para contextualizar o tema proposto.

No Enem, a redação é uma das áreas mais importantes da prova, especialmente para quem busca a aprovação em Medicina. Portanto, para a construção do texto, o candidato deve mostrar que domina as competências exigidas pelo exame. Sendo assim, é essencial que o candidato use todas as estratégias na construção de um bom texto.

Utilizando essa estratégia, além de demonstrar domínio no tema e habilidade de utilizar o repertório, vai enriquecer seu texto e até te levar a nota mil. No entanto, assim como pode te ajudar também pode te atrapalhar caso não saiba como usá-la corretamente. Principalmente se não souber onde inserir essas referências ou como inseri-las. É por isso que nós estamos aqui para te ajudar a utilizar essa estratégia da forma certa.

Como enriquecer seu texto com as séries e filmes?

Na competência 2 da redação do Enem, os corretores irão avaliar a capacidade do candidato em aplicar conceitos das diversas áreas do conhecimento contextualizando com o tema proposto. Vale lembrar que o candidato precisa saber contextualizar para não fugir do tema e zerar a redação. Logo, é nesse momento que você deve usar todo o seu repertório cultural para deixar seu texto muito mais rico, dentro do limite de um texto dissertativo-argumentativo.

O uso de obras audiovisuais contribuirão para contextualizar o seu texto, podendo ser usado qualquer produto que possa ser ligado ao tema, como filmes, desenhos, séries ou documentários. Uma dúvida que sempre permeia entre os vestibulandos é onde o repertório cultural deve ser inserido. Na redação do Enem não há um critério obrigatório, mas a depender de onde for inserido ele terá uma conotação diferente.

Logo, você pode inserir as referências tanto na introdução quanto no desenvolvimento do seu texto. Caso opte usar o repertório cultural na conclusão, este deve ser utilizado como parte da solução para o problema e deve ser o mesmo que foi usado na introdução, pois não haverá mais espaço para argumentar a partir de um novo repertório cultural, o que pode levar o candidato a perder pontos. Lembrando que o repertório cultural não deve ser usado apenas por usar, mas deve ser usado para dar embasamento ao tema da redação.

Portanto, selecionamos algumas dicas que irão te ajudar a inserir esse repertório cultural.

 

Conteúdos que podem ser interessantes para você:

Como estudar redação para o ENEM

Redação para o Enem: leitura e interpretação

 

Como citar filmes e séries na redação?

Citar obras audiovisuais no início da redação é chamada de estratégia de abertura. Uma dica essencial para quem vai utilizar essa estratégia é: pense sempre que a pessoa que irá avaliar o seu texto não conhece a obra citada por você, portanto, você deverá explicá-la.  Mas, calma! Não precisa contar o filme todo, ok? Isso deve ser feito de forma sucinta e breve, afinal, são apenas 30 linhas e a introdução não pode ser extensa.

Para não se estender, selecione apenas as frases ou trechos importantes para contextualizar o tema. Você pode iniciar a sua redação com este repertório cultural, mas em seguida puxar esse tema para o problema real apresentado na proposta da redação.

Repertório cultural no desenvolvimento do texto

Diferente da introdução, que você estará ambientalizando o leitor a leitura e contexto do seu texto, no desenvolvimento o repertório cultural terá outra função. Aqui, você vai utilizá-lo com o propósito de dar embasamento aos argumentos utilizados para compor a sua dissertação.

Inclusive, na competência 3 do Enem, é avaliado do aluno a habilidade em selecionar e organizar os argumentos em prol de um ponto de vista. É aí que os filmes podem ser usados justamente para dar essa sustentação.

Na construção do desenvolvimento, não use mais do que dois repertórios. Ou seja, um para cada parágrafo e eles precisam estar conectados para sustentar a argumentação.

Por fim, na conclusão você pode retomar a referência usada na estratégia de abertura para fechar a redação após a proposta de intervenção.

Repertório Cultural na Redação

Para te explicar melhor como utilizar as referências das obras na redação, separamos os temas dos anos anteriores do Enem. Além disso, indicamos algumas referências que contextualizam o tema de cada uma dela.

  • 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internetNa segunda temporada da série Black Mirror, episódio “The Waldo Moment” (S02E03), um desenho animado passa a controlar a opinião das pessoas quando se candidata nas eleições para representante do parlamento britânico. 
  • 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil – O filme cearense, Cine Holliúdy, de 2012, retrata de forma bem humorada os desafios de um proprietário de cinema para manter o cinema da cidade em funcionamento. 
  • 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira – Em “O lado bom da vida”, filme de 2013, mostra a readaptação de Pat, um ex-professor de história recém-saído de uma instituição psiquiátrica.
  • 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil – O documentário brasileiro “O nome do pai”, de 2021,  retrata o drama de cidadãos brasileiros em que o registro civil não inclui a paternidade. Esta obra não trata especificamente sobre a falta do registro civil, mas ele pode ser contextualizado ao tema.
  • 2022: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil – O documentário Piripkura retrata a luta dos dois últimos sobreviventes da Terra Indígena Piripkura, no Mato Grosso.

 

Conteúdos que podem ser interessantes para você:

Como estudar redação para o ENEM

Redação para o Enem: leitura e interpretação

Como aumentar o repertório cultural

Uma das estratégias para aumentar o repertório cultural nada mais é do que assistir a filmes, séries, documentários. Então, prepara a pipoca, apaga as luzes e assista! Mas, para aumentar ainda mais esse repertório, é necessário aliar a algumas outras técnicas.

Quando você for assistir a alguma obra, veja analisando o conteúdo e já pensando em temas que poderia usar como referências. Além disso, busque referências em obras que te agradam. Ler e conversar mais sobre as obras assistidas também vai ajuda o cérebro a memorizar o conteúdo assistido.

Outra forma que pode ajudar na construção do seu repertório é analisar o que você assistiu de forma crítica. Veja essas obras com um olhar muito mais crítico, observando suas características e aspectos relacionados a realidade.

Dica bônus

Muitas vezes, os alunos sentem dificuldade em contextualizar as referências aos textos da redação do Enem. Mas esse não precisa mais ser um problema. Com a professora Grazi da PasseiMed! você não vai precisar mais quebrar a cabeça para criar uma redação. Além de explicar como construir a estrutura da redação, no curso da PasseiMed!, o Revisão Final- Agora ou Nunca Enem, Grazi vai te explicar cada uma das competências da redação, além indicar como ter bom desempenho em cada uma delas.

Com a PasseiMed! você tem acompanhamento exclusivo nesta reta final para o Enem. Além de ter 4 redações corrigidas pela professora Grazi, você tem acesso a aulas ao vivo com os professores que possuem experiência em aprovação de alunos em Medicina. Não perca essa última chance para se preparar para o Enem da melhor forma.

Acesse o link abaixo e conheça o plano:

Revisão Final – Agora ou Nunca Enem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Seja um membro da maior rede de estudantes de Medicina do país.

Preencha o formulário e faça parte da comunidade!

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Conecte-se com pessoas que amam a medicina tanto quanto você.

Faça parte da maior comunidade de estudantes de Medicina do Brasil e tenha acesso a materiais exclusivos, grupos de estudo e muito mais.