Como funciona o FIES: entenda o Fundo de Financiamento Estudantil

Como funciona o FIES

Nesse texto você vai entender como funciona o FIES e quem pode participar do programa de financiamento.

Cursar medicina em uma instituição privada requer um alto valor de investimento que, muitas vezes, excede a renda financeira do estudante. Uma solução para situações como essa é optar por um financiamento estudantil que, inclusive, tem sido a escolha de vários estudantes de medicina.

Um dos auxílios financeiros mais comuns é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), programa de financiamento do Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamento em cursos de faculdades particulares do Brasil.

Neste texto, iremos te explicar: como funciona cada etapa do Fies, como solicitar, quem tem direito ao benefício, taxas de juros e, especialmente, como funciona a parte do pagamento da dívida. Continue a leitura e entenda como funciona o Fies e quais as novas regras do programa.

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa criado pelo Governo Federal com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino superior por meio de condições mais favoráveis de financiamento. Ele funciona como um contrato entre o estudante e uma instituição financeira, onde o governo atua como fiador, garantindo o pagamento em caso de inadimplência do estudante.

Quem tem direito ao Fies?

Para participar do Fies, é necessário seguir alguns critérios. O primeiro deles é que são considerados no processo de seleção dos beneficiários apenas os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em qualquer ano após 2010.

Existe matéria aqui no site explicando tudo o que você precisa saber sobre como utilizar a sua nota do Enem de maneira estratégica para alcançar a aprovação. Para acessar a matéria é só clicar no link abaixo.

Como utilizar a nota do enem para a aprovação em medicina

Como solicitar o benefício?

O processo de solicitação do FIES envolve algumas etapas importantes. Primeiramente, o estudante interessado deve acessar o site oficial do programa e realizar sua inscrição, fornecendo informações pessoais e socioeconômicas. Após a inscrição, é necessário aguardar a análise e aprovação dos dados pelo sistema.

Uma vez aprovado, o estudante deve comparecer à instituição de ensino para validar suas informações e assinar o contrato de financiamento com a instituição financeira parceira. É importante ressaltar que o FIES oferece diferentes modalidades de financiamento, com taxas de juros e condições de pagamento variadas, o que permite ao estudante escolher a opção mais adequada às suas necessidades.

Tudo sobre financiamento

Você sabia que temos um ebook que explica tudo sobre financiamento? Nele você encontra diversas informações cruciais para entender o mundo do financiamento estudantil, além de várias opções de financiamento fora o FIES.

E de bônus o ebook ainda te dá uma lista com as universidades com maior número de vagas. Para baixar o conteúdo é só clicar no link abaixo e aproveitar o material.

Botão Ebook

Vantagens de financiar o curso de medicina pelo FIES

Optar por financiar um curso de medicina por meio do FIES pode oferecer uma série de vantagens significativas para o estudante. Algumas delas incluem:

Acesso à educação de qualidade:

Financiar o curso de medicina possibilita que estudantes com recursos financeiros limitados tenham acesso a uma educação de alta qualidade em instituições renomadas.

Flexibilidade de pagamento:

O FIES oferece diferentes modalidades de financiamento, permitindo que o estudante escolha aquela que melhor se adequa à sua situação financeira. Além disso, o programa oferece prazos estendidos para pagamento após a conclusão do curso, facilitando a gestão financeira do estudante.

Carência e taxa de juros reduzidas:

O programa oferece um período de carência após a conclusão do curso, durante o qual o estudante não precisa iniciar o pagamento do financiamento. Além disso, as taxas de juros do FIES são mais baixas do que as praticadas no mercado, o que torna o financiamento mais acessível e vantajoso.

Possibilidade de dedução no imposto de renda:

Os pagamentos realizados pelo estudante após a conclusão do curso de medicina podem ser deduzidos do imposto de renda, conforme estabelecido pela legislação brasileira. Isso representa uma economia adicional para o estudante, tornando o financiamento pelo FIES ainda mais atrativo.

E aí? Vai tentar o Fies em 2024?

Confira outras matérias que podem te interessar: