Meu querido medaholic, se existe um ponto do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ele se chama redação. Temida por muitos, ela é uma parte realmente importante da prova e pode ser decisiva na sua aprovação em Medicina, mas não é nenhum bicho papão. Com a preparação adequada, as chances de ter um texto nota 1000 são grandes. Nest post, eu separei algumas curiosidades sobre a redação do Enem para te provar que ela pode ser uma aliada e não uma inimiga. Vamos juntos?
A redação do Enem é considerada um dos principais desafios dos candidatos porque ela envolve não apenas muito conhecimento teórico, mas principalmente porque requer a habilidade para transmitir mensagens de maneira clara e persuasiva. O que isso quer dizer? Simples, saber apresentar seus argumentos com coesão e estruturar seu ponto de vista é o que te coloca mais perto da nota mil.
A redação representa 20% da nota da prova, o que justifica a dedicação ao treino em busca de uma redação nota 1000.
Confira abaixo as curiosidades sobre a redação do Enem que separei para você.
O primeiro tema
“Viver e aprender”, simples e poético. Era isso aí mesmo, medaholic. Pelo jeito, o Inep só queria estimular o potencial argumentativo dos estudantes. Já para motivar, também tinha um trecho da música de Gonzaguinha “O que é o que é”.
Modelo Dissertativo-argumentativo
A redação do Enem adota o modelo dissertativo argumentativo, pois consegue avaliar se o candidato tem conhecimento abrangente sobre atualidades e expor seus argumentos de maneira convincente. A estrutura dela tem uma introdução breve, de um parágrafo, o desenvolvimento, com cerca de 15 linhas, e a conclusão.
Quem faz a correção
A banca avaliadora da redação do Enem é composta por professores escolhidos pela Fundação Vunesp. Os textos são digitalizados logo após a aplicação do exame e enviados para os corretores. As notas demoram um pouco mais para serem divulgadas, diferentemente do que acontece com o resultado das questões objetivas.
Segugdo as regras, cada texto é enviado para dois avaliadores, que não mantêm contato algum durante a correção. Se as notas forem muito diferentes, ele é enviado para uma terceira pessoa. O resultado, então, será calculado a partir da média das duas pontuações mais próximas.
De acordo com o Inep, alguns professores chegam a corrigir cerca de 1.220 peças, o que dá uma média de 50 a 100 textos por dia. É redação pra caramba.
A escolha do tema
Os especialistas selecionados pelo Inep fazem a escolha do tema a partir de algum fato que impactou ou exerce influência sobre a sociedade no contexto atual, seja brasileiro ou internacional.
E aí, conhece mais alguma curiosidade que não está na lista? Conta pra gente, medaholic.
Depois de tudo que vimos, separei umas dicas para você fazer uma boa redação, aprimorar seu texto e conseguir uma redação nota 1000:
- Mantenha o hábito da leitura e da escrita sempre;
- Conheça as novas regras gramaticais;
- Preste muita atenção à grafia, pontuação, parágrafos e concordâncias;
- Procure ser criativo e espontâneo. Evite copiar o estilo de texto de outra pessoa.
- Não utilize palavras de baixo calão, palavrões e gírias;
- Mantenha distância da linguagem coloquial, informal;
- Exercite a sua opinião e faça críticas próprias;
- Tenha muita atenção à relação lógica das ideias (coerência);
- Nunca se afaste do tema e do tipo de texto propostos;
- Faça um rascunho para evitar rasuras;
- Cuidado com as repetições de palavras e ideias. Elas podem deixar seu texto cansativo e comprometer a objetividade
- Nunca utilize palavras ou expressões que não conheça seu significado;
- Clareza nas ideias demonstra domínio de conteúdo e concisão no texto, capacidade de síntese.