Para uma boa formação acadêmica, principalmente em Medicina, é essencial a leitura de livros e revistas relacionados aos temas do cotidiano dos estudantes e profissionais da saúde, visto que esse grupo precisa se manter constantemente atualizado sobre as inúmeras descobertas e inovações que surgem todos os dias.
Nesse contexto, revistas científicas também se enquadram como fontes valiosas de informação qualificada, sobretudo, no que refere aos avanços tecnológicos, novas terapias e muito mais. Pensando nisso, enumeramos as cinco principais revistas que podem auxiliar na melhoria do seu desempenho acadêmico.
Veja a lista das principais publicações:
A primeira recomendação é a Revista da Associação Médica Brasileira, produzida pela entidade. Nela você encontra temas como saúde pública, avanços em terapias e doenças prevalentes no Brasil.
Outra leitura indispensável são os Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz. Ela influencia decisões políticas e práticas médicas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), abordando desigualdades e acesso à saúde no Brasil. Se você quer estar sempre atualizado sobre os avanços da medicina, essa é uma leitura obrigatória.
Produzida pela USP fornece insights sobre gestão hospitalar, campanhas de vacinação e prevenção de doenças infecciosas.
Essa publicação discute as melhores práticas para formar médicos capacitados para o mercado de trabalho brasileiro.
O Portal de Revistas USP é a biblioteca digital das revistas publicadas por Unidades, Órgãos de Integração e Órgãos Complementares da Universidade de São Paulo e, em alguns casos, em parceria oficial com instituições externas, no âmbito do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo.
Além disso, o processo de desenvolvimento constante inclui participar em congressos, eventos médicos e também acompanhar novos estudos.
Fique por dentro de outros assuntos do mundo da Medicina:
- Enem 2025: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição já está abertopor Danylo Rodrigues
- CREMERJ estabelece regras para normatizar descanso médicopor Alex Lucas Silva
- Qualidade dos cursos de Medicina no Brasil preocupa: só 40% atingem notas adequadas, aponta MECpor Karla Thyale Mota
- Governo estuda realizar cirurgias da fila do SUS em hospitais da rede privadapor Cleiton Alberto