Confira tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2023

Compartilhar:

tudo sobre o Enem 2023

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Os estudantes que participarão da edição deste ano do Enem já podem conferir os locais onde realizarão o exame. Divulgados em 24 de outubro, os inscritos podem conferir o resultado no Cartão de Confirmação, no próprio site do Inep. Para a consulta, é necessário acessar a Página do Participante, através do endereço eletrônico do Inep com seu CPF e senha. Confira neste texto tudo sobre o Enem 2023 para não ficar perdido no dia da prova.

Além dos locais de prova, no Cartão de Confirmação é possível conferir também o número de inscrição, além de dados como a sala da realização do exame, horários e datas das provas. No documento, consta também indicação se o inscrito necessita de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.

Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o estudante imprima e leve o documento no dia da prova, pois ele indica as principais informações sobre o candidato. Essa medida é muito importante para evitar que existam contratempos.

Estamos a poucos dias para a aplicação da primeira avaliação do Enem 2023. Durante essa reta final é comum surgirem algumas dúvidas sobre alguns procedimentos necessários para a realização da prova. Para sanar algumas das dúvidas dos nossos futuros estudantes de medicina, reunimos em um único lugar todas as informações importantes para o Enem 2023.

Continue a leitura e saiba as principais informações sobre a aplicação do exame neste ano.

Datas de aplicação do Enem 2023

Anteriormente, as provas do Enem eram aplicadas em um único final de semana. No entanto, desde 2017, o Inep aplica as provas em dois domingos consecutivos. Este ano, cerca de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas para realizar o exame nos dias 5 e 12 de novembro.

Através do cartão de confirmação, os candidatos têm acesso às principais informações para realização do exame. Além disso, para a realização da prova, é muito importante estar atento às datas e aos horários de aplicação que seguem o horário de Brasília. Portanto, fique atento aos principais horários e evite fazer parte dos atrasados do Enem:

Primeiro dia de prova: 5 de novembro

  • No primeiro dia de prova, os portões abrirão às 12h e fecham às 13h;
  • A prova inicia às 13h30 com duração até às 19h;
  • Os candidatos só poderão sair do local de prova com o caderno de questões a partir das 18h30;
  • Os 3 últimos candidatos só saem da sala juntos.

No primeiro dia, a aplicação da prova durará 5h30m e os candidatos responderão 90 questões. Destas, 45 são relacionadas à área de ciências humanas; 40 questões de língua portuguesa e 5 de idioma selecionado pelo candidato, inglês ou espanhol. Além disso, no primeiro dia de prova, os candidatos farão a redação.

Segundo dia: 12 de novembro

  • No segundo domingo do exame, os portões abrirão às 12h e fecham às 13h;
  • O início da prova será às 13h30, assim como no primeiro dia;
  • O término da prova será às 18h30 e os candidatos só podem sair do local com a prova a partir das 18h.

No segundo dia de prova, os candidatos responderão 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática e suas tecnologias.

De acordo com o edital do Enem 2023, os participantes que solicitaram tempo adicional, a prova se encerrará às 20h no primeiro dia e às 19h30, no segundo dia, horário de Brasília-DF.

 

Textos que podem te ajudar a estudar melhor nesta reta final para a prova:

Como citar filmes e séries na redação do Enem

A importância do espaço de estudos adequado para a produtividade

O que levar para o Enem?

A prova do Enem tem uma média de 5 horas de duração. Por isso, é muito importante que o candidato leve alguns itens de sobrevivência para suportar o tempo de prova (brincadeiras à parte). Alguns itens são obrigatórios para a realização do exame, como:

  • RG ou documento oficial com foto ( documentos digitais também são aceitos, como: e-Título; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital quando apresentados através do próprio aplicativo do documentos. Prints não são aceitos como comprovante de identificação);
  • Canetas esferográficas transparentes de cor preta;

Alguns itens são recomendáveis:

  • Cartão de confirmação

Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda a impressão do cartão para evitar contratempos desnecessários. Nele constam informações sobre datas, horários, local de prova, sala da realização do exame, além do número de inscrição e demais informações;

  • Opte por usar roupas confortáveis

Por ter um longo tempo, os candidatos devem ter atenção ao tipo de roupa que irão usar. Sendo assim, prefira sempre o conforto e escolha roupas que não vão te atrapalhar ou incomodar durante a prova. Lembre que escolher uma roupa desconfortável pode te incomodar e afetar sua concentração e desempenho.

  • Lanches:

Para enfrentar as cinco horas de prova, é necessário que o candidato esteja preparado e isso conta também com alimentação e hidratação. Dessa maneira, o primeiro item a pensar é em uma boa garrafa de água para se manter hidratado durante toda a prova.

Lembrando que: a água deve estar em garrafa transparente e sem rótulo. Ademais, não é permitido o candidato ingerir qualquer alimento dentro da sala de prova fora do horário da aplicação do exame.

Além da água, leve lanches que você gosta. O ideal é que o participante dê preferência a alimentos energéticos, como chocolates, castanhas e barrinhas de cereal. Também são recomendáveis frutas e alimentos saudáveis, mas, apesar disso, fique à vontade para levar os alimentos da sua preferência respeitando sempre o bom senso. No entanto, opte por alimentos que não irão atrapalhar a sua prova ou os outros candidatos, é muito importante ter bom senso nesse momento.

❌ Alguns alimentos que você deve evitar durante a prova:

  • Alimentos com cheiro forte;
  • Produtos de difícil manuseio;
  • Comidas gordurosas ou barulhentas;

Itens proibidos dentro da sala

Durante a prova, o Inep proíbe a utilização de alguns itens. O candidato flagrado portando qualquer um dos objetos proibidos dentro da sala ou nas áreas externas dos locais da prova, consequentemente, é eliminado do exame. Alguns itens podem ser guardados no envelope porta-objetos disponibilizado pelos aplicadores antes do exame. Confira abaixo alguns itens:

12.1.17 Portar fora do envelope porta-objetos fornecido pelo chefe de sala, ao ingressar na sala de provas, Declaração de Comparecimento impressa, Cartão de Confirmação da Inscrição, óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular, relógio de qualquer tipo, e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

Confira todos os itens proibidos durante a prova no parágrafo 12 do edital do Enem 2023.

Quem se ausenta no Enem pode justificar?

Em casos que, por força maior, obrigue o candidato a não comparecer no dia da prova, o Inep permite uma segunda avaliação. Contudo, há casos específicos em que o candidato pode solicitar a reaplicação da prova e apenas se a solicitação for feita pelo menos 5 dias após a aplicação da última prova. 

Os candidatos podem solicitar reaplicação em casos como:

  • Em casos de doenças infectocontagiosas;
  • Problemas logísticos, como por exemplo desastres naturais, falta de energia.

Em casos de ausência no Enem 2023, mas que não são passíveis de reaplicação, se o candidato tiver interesse em participar como isento no Enem 2024, é necessário comprovar apresentando declaração ou boletim de ocorrência.

Cronograma Enem 2023

  • Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro
  • Reaplicação do Enem para solicitantes: 12 e 13 de dezembro
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro
  • Resultados: 16 de janeiro de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?