Curso de Medicina da Universidade de São Paulo

Medicina USP

Já pensou em morar em uma das cidades mais badaladas do mundo? Estar perto das melhores lojas, lugares, eventos e o melhor: estudar em uma das melhores escolas médicas do Brasil? Pois é, toda essa introdução ultra convincente é para falar sobre Medicina na USP, Universidade de São Paulo.

Um pouco sobre a história da Universidade de São Paulo (USP)

Para você começar a entender como tudo começou, vamos voltar lá para 1930, onde o Brasil, no auge da sua adolescência,  passava por uma de suas milhares crises e o estado de São Paulo percebeu toda a sua força e disse “Hmmm por que não derrubar o governo do atual presidente e tomar o poder?” Infelizmente não deu certo, porém foi aí que as grandes cabeças do movimento paulista contra Vargas, tentaram reerguer o lado intelectual de SP, e resultou na criação da USP, que surgiu como principal tentativa de atrair os olhares de forma positiva para o estado. Ufa! Foram muitas revoluções, golpes e contragolpes até chegar no que conhecemos hoje como uma das universidades mais concorridas do país.

Um pouco sobre o curso de Medicina

Quando vamos falar sobre Medicina na USP, as coisas mudam um pouco, agora chamada de Faculdade de Medicina da USP, ou FMUSP, o núcleo de medicina é também um dos maiores centros de pesquisas médico-científicas do país, com 66 laboratórios de investigação médica, 230 grupos de pesquisa e uma vasta produção intelectual. O curso que tem como coroa ser um dos melhores e mais procurados pelos vestibulando em medicina, preza para que os seus alunos sejam excelência através do seu ensino de graduação e pós-graduação, à pesquisa e à cultura e extensão de serviços à comunidade, relacionadas à medicina, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, dentro dos mais elevados preceitos éticos e morais. Para a aluna do curso, Amanda Coli, a rotina dentro da USP não era tão cansativa, já que eles podiam fazer atividades extracurriculares dentre os seus tempos livre como vôlei, basquete, dança e reuniões de ligas acadêmicas; ela também destacou o acolhimento que sentiu assim que entrou na universidade, o que era seu maior medo, sabendo que era costume do universo da medicina fazer trotes com calouros, o que na USP não acontece. Por fim, Amanda ressalta a fala de um dos seus professores “A USP é um local de oportunidades, todas as oportunidades que quiserem, vão ter aqui, pois o que vocês imaginarem, terá alguém que vai saber te ajudar, mas se quiserem fazer algo novo, aqui é o lugar ideal para você.”

E com tanta coisa acontecendo no curso, óbvio que você também está querendo saber sobre uma das atléticas mais famosas e bem estruturadas do Brasil, no caso da USP é a AAAOC, Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz. Se destacando como uma das mais completas, a atlética tem em seus esportes Rugby, Futebol, Beisebol, Polo Aquático, Vôlei, Natação e uma infinidade de modalidades que só indo pra USP para conhecer né.

É hora do ranking

Folha de S. Paulo: 1° Lugar

Estadão: 5

Mec: – não participa por fins próprios –

Nota de corte: 827,86

Vivendo em São Paulo

Todo mundo já tá cansado de saber sobre a diversificação cultural que a menina Sampa possui, né? Mas é no meio de toda essa diversidade que fica o Butantã, bairro que abriga a USP e um dos mais renomados da região, se tornando um dos favoritinhos por conta da sua facilidade de locomoção para toda grande São Paulo através de linhas do metrô e de ônibus.

O bairro oferece boas alternativas para quem gosta de fazer passeios mais próximos à natureza, como é o caso do Instituto Butantã, e também para quem quer aprender um pouco mais sobre a cultura e história do bairro, como a Casa do Bandeirante. Para quem prefere passeios gastronômicos, uma boa opção é a Vila Butantã, um espaço super agradável e que reúne diversos food trucks, restaurantes, bares e lojas.

Você sabia que o nome “Butantã”, de acordo com a prefeitura de São Paulo, possui duas versões para o seu significado? Para quem ainda não sabe, Butanta é “terra socada e muito dura” e “lugar de vento forte”, características do local onde os Jesuítas e bandeirantes lá em 1900 passavam para ir ao interior. E não é só isso, em 1901, quando foi inaugurado o famoso instituto butantã, o bairro passou a ser visto como um dos grandes guerreiros contra doenças altamente infecciosas, como a peste bubônica e o atual covid-19, de onde veio a Coronavac.

Tenho certeza que você está doido para colar na USP e viver em Sampa e não vai dar nenhum migué! Só não vai meter o louco, mano.

A Universidade de São Paulo é a melhor quando se trata de medicina no Brasil e a Melhores Escolas Médicas quer te ajudar nessa jornada, por isso disponibilizamos conteúdos gratuitos por meio de planners, resumos, simulados, mapas mentais e muito mais que vem por aí! ?

Ah, e aproveita para nos seguir em todas nossas redes sociais como Instagram, TikTok, Twitter, Telegram, YouTube e também Linkedin, pois lá a gente está DIARIAMENTE postando vários conteúdos legais e importantíssimos para o seu sucesso!

Conheça mais sobre as Escolas Médicas do Brasil assistindo os vídeos da nossa websérie onde mostramos com detalhes várias curiosidades e informações essenciais para você fazer a sua escolha!