Evasão de estudantes de medicina para o exterior causa impacto bilionário ao Brasil

estudantes de medicina

Bruno Daniel
Jornalista da educação médica brasileira.

O Brasil deixa de arrecadar aproximadamente 6 bilhões de reais por ano devido à evasão de estudantes de medicina para o exterior, conforme estimativas da Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior (Amies).

Esse montante é calculado com base no valor médio de um curso de medicina ao longo dos seis anos de graduação, que em 2022 era de 684 mil reais. Além disso, são considerados impostos, taxas, bolsas de estudos e demais descontos concedidos a estudantes de baixa renda, assim como o aumento das vagas nos últimos anos, o que tem contribuído para um maior equilíbrio nos valores das mensalidades.

De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores (MRE), aproximadamente 65 mil brasileiros estudam medicina na América Latina, representando mais de um terço do total de estudantes de medicina no Brasil.

As mensalidades elevadas, que podem ultrapassar 10 mil reais, e a intensa concorrência por vagas no Brasil estão entre os principais fatores que levam esses candidatos a buscarem oportunidades de estudo no exterior.

Fonte: VEJA Negócios