Nos dias 21 e 28 de novembro será aplicada a prova do Enem (Nos dias 9 e 16 de janeiro é aplicada a prova para quem se inscreveu na reabertra), e sempre que chega pertinho do período de provas a galera se pergunta “Como é que é calculada a minha nota no Enem?”. Para ajudar o participante a entender melhor sobre a prova do Enem, o Inep deu uma atualizada no Guia do Participante do Enem.
A gente tá ligado que o Enem tem seu próprio jeitinho de calcular a nota dos participantes, o famoso TRI – Teoria de Resposta ao Item. Esse danado TRI causa confusão em muita gente.
Basicamente, o TRI é a metodologia que o Enem utiliza para corrigir e produzir as suas questões desde 2009. Existe uma clara diferença entre essa e outras metodologias. Nas provas produzidas por TCT (Teoria Clássica dos Testes), por exemplo, são verificadas apenas a quantidade de acertos obtidos (um acerto vai equivaler a um ponto), na TRI não funciona assim, pois o cálculo é bem mais complexo.
*Você pode conferir mais sobre o que é a Teoria de Resposta ao Item lá na nossa Matéria.
Arrasando na TRI: é possível desvendar os segredos do Enem?!
“Ao final da prova, o Aluno A e o Aluno B acertaram seis questões, porém não acertaram exatamente as mesmas questões. Será que os alunos deveriam receber a mesma nota? Será que os dois alunos possuem o mesmo conhecimento?”
Lembrando que o Guia ajuda a entender o método aplicados nas 180 questões objetivas e não na redação, já que essa daí já é outra metodologia.
Depois de dar uma olhada no Guia do Participante do Enem é só revisar os conteúdos e esperar a prova mais aguardada do ano.
É claro que a gente tem uma matéria pra te ajudar com isso também:
Para os de primeira viagem: guia para quem está tentando vestibular de medicina
Confira algumas coisinhas que podem te interessar:
Como se preparar para o Enem | Medicina? Confira as dicas!
Confira a pontuação das redações do Enem 2020 e entenda seus critérios avaliativos