Inscrição do Prouni 2024/2 finaliza nesta sexta, 26

vestibulares abertos para medicina

Karla Thyale Mota

O período de inscrições para o Prouni do segundo semestre de 2024 finaliza hoje, 26 de julho. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do Acesso Único, portal oficial da inscrição do Prouni 2024/2.

Para ingressar em uma instituição de ensino através do Prouni, é necessário ter realizado a edição do Enem de 2022 ou 2023. A seleção da vaga é realizada através da nota obtida no exame.

Nesta edição, o Prouni ofertará mais de 240 mil bolsas. Dessas, 170.319 para bolsas integrais (100%) e 73.531, para bolsas parciais (50% da bolsa). Para o curso de Medicina, no entanto, serão ofertadas 1.206 bolsas integrais e 138 bolsas parciais.

Como realizar a inscrição do Prouni 2024/2?

Para realizar a inscrição do prouni 2024/2, é necessário seguir o passo-a-passo:

1. Acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

A página irá direcionar o usuário para o Sistema Prouni (SisProuni). Nesta opção, basta selecionar “Entrar com gov.br” usando CPF e senha.

1. Preencher os dados cadastrais

Na aba “Dados do candidato”, o usuário deve inserir dados pessoais como Nome, CPF, inscrição no Enem e endereço. O sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas nas edições do Enem. Após preencher cada página, é necessário salvar os dados e prosseguir.

1. Preencher questionário de cor/raça e escolaridade

Na segunda etapa, devem ser respondidos os questionários sobre raça/cor, se Pessoa com Deficiência (PcD) e escolaridade.

1. Inserir dados do grupo familiar

Nesta seção, o candidato deve informar a renda bruta mensal de cada integrante da sua família. Vale lembrar que os integrantes familiares são as pessoas que residem na mesma casa que o usuário.

1. Selecionar opção de curso

A última etapa consiste na escolha dos cursos ao qual o candidato irá concorrer a vaga. Podem ser escolhidas duas opções de curso. Nesta aba, só aparecerão instituições que ofertam o tipo de bolsa referente a renda bruta mensal do candidato. Ou seja, caso ultrapasse o valor de um salário e meio, aparecerão apenas instituições que oferecem bolsas parciais.

Quem pode se inscrever no Prouni?

A seleção no processo seletivo no Prouni depende da realização do Enem. Nesta edição, podem se inscrever os candidatos que participaram da edição do Enem em 2022 ou 2023. Além disso, devem atender aos seguintes critérios:

• Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista; ou
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; ou
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

Renda bruta

O Prouni oferta bolsas de estudos que podem ser integrais, bolsa de 100% ou parciais, com 50% do valor. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve possuir renda familiar de até um salário mínimo e meio, equivalente a R$2.118 por pessoa.

Já para concorrer a bolsa parcial, é necessário ter, como limite, a renda de até três salários mínimos, ou seja, cerca de R$4.236 por pessoa do grupo familiar.

Calendário Prouni 2024.2

• Inscrição: de 23/07 até 26/07;
  • Resultado primeira chamada: 31/07;
  • Resultado segunda chamada: 20/08;
  • Comprovação das informações: de 31/07 a 14/08 (1ª chamada) e 20/08 a 30/08 (2ª chamada);
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 9 e 10/09;
  • Resultado Lista de Espera: 13/09.

MEC alerta para golpes em sites falsos

O Ministério da Educação (MEC), enfatizou, na quarta feira (24), sobre a gratuidade do Prouni. Esse alerta foi feito após a criação de sites falsos para simular a inscrição no processo seletivo.

De acordo com a pasta, um site, chamado “prouni2024.online”, estava aplicando golpes ao simular a página do programa. A página possuía a mesma identidade do portal oficial do Prouni. No entanto, apenas a URL era diferente.

Além disso, ao realizar a “inscrição” no falso portal, a página induzia o usuário a realizar o pagamento de R$100 para “finalizar” o cadastro no programa através de uma mensagem que ameaçava a desclassificação no Enem deste ano e de edições futuras.

Em junho de 2024, durante as inscrições do Enem, candidatos também sofreram golpes referentes a sites falsos simulando uma inscrição no exame.

Para não cair em golpes, é importante desconfiar de páginas de inscrições além do portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Além disso, os usuários devem estar atentos às URL’s dos sites.

O Prouni

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes brasileiros de baixa renda que desejam ingressar em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. Portanto, o programa visa democratizar o acesso à educação superior, promovendo a inclusão social e a igualdade de oportunidades.

Confira nossas últimas notícias sobre o mundo da Medicina e vestibulares: