As inscrições para o concurso público da Agência Brasileira de Serviços de Saúde (AgSUS) foram prorrogadas até o dia 29 de junho. O concurso representa uma ótima chance para profissionais da área da saúde que buscam segurança e reconhecimento na carreira no setor público.
O certame vai reforçar o programa Mais Médicos pelo Brasil, com 500 vagas imediatas para médico de família e comunidade, além de formação de cadastro reserva. Além disso, a remuneração inicial oferecida ultrapassa os R$ 16,5 mil, incluindo salário base e gratificações previstas para atuação em áreas estratégicas.
As provas presenciais serão realizadas em todas as 27 capitais do país e tem aplicação prevista para o dia 3 de agosto deste ano. O valor da taxa de inscrição é de R$ 180 e o pagamento pode ser feito no site da Fundação Carlos Chagas (FCC).
Para concorrer, um dos requisitos necessários é possuir título de especialista em Medicina de Família e Comunidade ou ter concluído residência médica na área, com registro de qualificação de especialista.
Os aprovados serão contratados sob o regime CLT, com acesso a férias, 13º salário, FGTS, licença médica e aposentadoria. Eles também integrarão o Eixo Vínculo do Projeto Mais Médicos pelo Brasil, coordenado pelo Ministério da Saúde.
Confira o edital de abertura de inscrição
Processo seletivo
Prova objetiva
Após às inscrições para o concurso da AgSUS, os candidatos devem realizar uma prova objetiva, que será aplicada no dia 3 de agosto e é de caráter eliminatório e classificatório, sendo composta de 40 questões de múltipla escolha. Além disso, a prova terá duração de 2 horas e será dividida em três blocos:
Bloco I – Polícia de Saúde e Fundamentos da MFC (10 questões)
- Sistema Único de Saúde (SUS);
- Política Nacional de Atenção Básica (PNAB);
- Clínica na Atenção Primária;
- Ética e bioética na prática médica.
Bloco II – Atenção à Saúde e Práticas Assistenciais da MFC (20 questões)
- Condições crônicas na Atenção Primária à Saúde (APS);
- Condições agudas mais prevalentes na APS;
- Atenção integral à saúde no ciclo de vida;
- Saúde mental na APS;
- Vigilância em saúde;
- Urgências e emergências na APS.
Bloco III – Abordagem Comunitária e Atenção à Saúde de Populações em Situação de Vulnerabilidade (10 questões)
- Educação em saúde e trabalho no território;
- Atenção à saúde de populações em situação de vulnerabilidade.
Para obter aprovação nesta etapa, o candidato deve acertar pelo menos 20 pontos no total. Além disso, ele deve atingir o mínimo de cinco acertos no Bloco I, dez no Bloco II e cinco no Bloco III.
Os candidatos habilitados nessa etapa ainda serão submetidos à avaliação de títulos.
Além disso, serão realizados chamamentos para que o participante possa optar pelo município de atuação, momento em que serão apresentados 3 possibilidades de lotação, de acordo com a disponibilidade de vagas em municípios apresentadas pelo Ministério da Saúde.
Confira as últimas notícias sobre o mundo da medicina:
- Quais podem ser as consequências da nova moratória?por Edgar Jacobs
- Transplante de fígado com câncer: entenda o caso raro que levantou alerta em São Paulopor Jornalista Karla Thyale
- Pneumonia: sintomas, causas, tratamento e como prevenir a doençapor Jornalista Karla Thyale
- Resumo de Pneumonia: Epidemiologia, Fisiopatologia, Manifestações Clínicas, Diagnóstico e Mais!por Dra. Olyvia Spontan