Se encerra nesta sexta-feira (27) o prazo para a complementação das inscrições postergadas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A oportunidade é para o segundo semestre de 2025 e é destinada a estudantes que foram pré-selecionados nas edições do segundo semestre de 2024 ou do primeiro semestre de 2025 e que ainda não concluíram a inscrição.
A complementação foi liberada nesta quarta-feira (25) e deve ser realizada pela internet, de forma gratuita, exclusivamente pela página do Fies, no portal Acesso Único do Ministério da Educação (MEC).
As inscrições postergadas são aquelas que podem ser efetivadas em semestre posterior ao que o candidato(a) foi pré-selecionado para uma vaga do Fies.
O MEC publicou, no dia 18 de junho, o Edital nº 12/2025, com o cronograma e os procedimentos relativos às inscrições postergadas do Fies. Para fazer a complementação, é necessário atender aos demais requisitos, prazos e procedimentos para a concessão do financiamento, conforme previsto em edital.
Após isso, o participante deve validar as suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição para a qual foi pré-selecionado. Essa validação pode ser feita por meio da entrega física ou eletrônica da documentação exigida, a partir do dia seguinte à complementação da inscrição e em até cinco dias úteis.
Em seguida, o candidato deve apresentar a documentação exigida pelo banco, no prazo de até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a validação da inscrição pela CPSA. Após a validação do banco, a contratação poderá ser realizada de forma presencial ou digital, a depender do agente financeiro.
Fies Social
O Fies Social é uma modalidade do Fies voltada para estudantes de baixa renda, com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino superior em instituições privadas. Ele reserva 50% das vagas para os candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) na situação de ativos.
Os estudantes que se enquadram nesse perfil podem solicitar a contratação do financiamento de até 100% dos encargos educacionais. Os pré-selecionados para as vagas desta modalidade são dispensados da comprovação da renda familiar junto à CPSA, uma vez que possuem inscrição no CadÚnico.
No entanto, os estudantes devem comparecer à instituição de ensino para validação das demais informações declaradas na inscrição, nos mesmos prazos dos demais candidatos.
Instabilidade no site da inscrição
Nas redes sociais, internautas relatam que não estão conseguindo realizar a complementação devido ao site da inscrição estar com instabilidade. “Passamos no processo seletivo e não estamos conseguindo nosso direito de prosseguir com a complementação”, disse uma delas.
Responsável pelo programa, o Ministério da Educação (MEC) não se manifestou, até o momento, sobre as denúncias feitas pelos participantes e nem sobre a possibilidade de prorrogar as inscrições.

Continue lendo:
Inadimplência no Fies ultrapassa 60% e atinge nível recorde
Projeto de Lei propõe fim do teto de financiamento do Fies
Confira as últimas notícias sobre o mundo da medicina:
- Quais podem ser as consequências da nova moratória?por Edgar Jacobs
- Transplante de fígado com câncer: entenda o caso raro que levantou alerta em São Paulopor Jornalista Karla Thyale
- Pneumonia: sintomas, causas, tratamento e como prevenir a doençapor Jornalista Karla Thyale
- Resumo de Pneumonia: Epidemiologia, Fisiopatologia, Manifestações Clínicas, Diagnóstico e Mais!por Dra. Olyvia Spontan