Quando a palavra medicina é mencionada, você é daqueles que já se imagina dentro de uma renomada faculdade de medicina? Se a resposta for sim, você está entre a comunidade de todos vestibulandos de medicina. E você já pensou em fazer medicina na USP?
Por isso, no texto de hoje vamos falar sobre algumas curiosidades da Universidade de São Paulo.
Um pouco sobre a história da Universidade de São Paulo (USP)
Para você começar a entender como tudo começou, vamos voltar lá para 1930, onde o Brasil, no auge da sua adolescência, passava por uma de suas milhares crises e o estado de São Paulo percebeu toda a sua força e disse: “Hmmm por que não derrubar o governo do atual presidente e tomar o poder?”
Infelizmente não deu certo, porém foi aí que as grandes cabeças do movimento paulista contra Vargas, tentaram reerguer o lado intelectual de SP, e resultou na criação da USP.
O curso de Medicina
Quando vamos falar sobre Medicina na USP, as coisas mudam um pouco, agora chamada de Faculdade de Medicina da USP, ou FMUSP, o núcleo de medicina é também um dos maiores centros de pesquisas médico científicas do país.
Com 66 laboratórios de investigação médica, 230 grupos de pesquisa e uma vasta produção intelectual. Por esse motivo, é dos cursos mais procurados pelos vestibulandos em medicina, preza para que os seus alunos sejam excelência através do seu ensino de:
- Graduação e pós-graduação;
- Pesquisa;
- Cultura;
Como também, a extensão de serviços à comunidade, relacionadas à medicina, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, dentro dos mais elevados preceitos éticos e morais.
E com tanta coisa acontecendo no curso, óbvio que você também está querendo saber sobre uma das atléticas mais famosas e bem estruturadas do Brasil, no caso da USP é a AAAOC, Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz.
Destacando-se como uma das mais completas, a atlética tem em seus esportes Rugby, Futebol, Beisebol, Polo Aquático, Vôlei, Natação e uma infinidade de modalidades que só indo pra USP para conhecer né.
É hora do ranking
- Folha de S. Paulo: 1° Lugar
- Estadão: 5
- Mec: não participa por fins próprios
Nota de corte: 827,86
Vivendo em São Paulo
Se você já pensou em fazer medicina na USP, já pensou em morar na capital paulistana também né? Todo mundo já tá cansado de saber sobre a diversificação cultural que a menina Sampa possui, né? No entanto, é no meio de toda essa diversidade que fica o Butantã, bairro onde a USP está localizada.
O bairro oferece boas alternativas para quem gosta de fazer passeios mais próximos à natureza. Uma boa opção é o Instituto Butantã. E se a sua praia é cultura, uma boa pedida é visitar a Casa do Bandeirante.
Você sabia que o nome “Butantã”, de acordo com a prefeitura de São Paulo, possui duas versões para o seu significado?
- Butantã é “terra socada e muito dura” e “lugar de vento forte”, características do local onde os Jesuítas e bandeirantes lá em 1900 passavam para ir ao interior.
- E não é só isso, em 1901, quando foi inaugurado o famoso instituto Butantã, o bairro passou a ser visto como um dos grandes guerreiros contra doenças altamente infecciosas, como a peste bubônica e o atual covid-19, de onde veio a Coronavac.
Em suma, além de estudar numa das melhores faculdade do país, você vai estar em um lugar histórico e cultural.
Ficou com vontade né?
A Universidade de São Paulo é a melhor quando se trata de medicina no Brasil e a MEM quer te ajudar nessa jornada.
Por causa disso, disponibilizamos conteúdos gratuitos no nosso portal para te ajudar, bem como planners, resumos, simulados, mapas mentais.
Ah, e aproveita para nos seguir em todas nossas redes sociais como Instagram, TikTok, Twitter, Telegram, YouTube e também Linkedin, pois lá a gente está DIARIAMENTE postando vários conteúdos legais e importantíssimos para o seu sucesso!
Em suma, conheça mais sobre as Escolas Médicas do Brasil assistindo os vídeos da nossa websérie onde mostramos com detalhes várias curiosidades e informações essenciais para você fazer a sua escolha!
E como entrar na USP?
Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular da Fuvest, esse processo seletivo é um dos mais tradicionais do Brasil, e foi fundado na década de 1970, na sua primeira edição em 1977, tiveram mais de 90 mil candidatos inscritos.
Podemos perceber que desde o início, o processo seletivo teve um número expressivo, pois desde o seu início já bombava, e devido a essa quantidade, a fuvest já chegou a realizar outros diversos processos seletivos.
Você já deve ter sonhado em estudar medicina na USP, né não?