O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta segunda-feira, 29, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) com ingresso no primeiro semestre de 2024. O prazo para as inscrições do Prouni se estende até a próxima quinta, 1° de fevereiro.
Nesta edição, serão oferecidas 406.428 vagas. Deste total, 308.977 serão bolsas integrais e 97.451 serão para bolsas parciais. Os interessados em concorrer a uma das vagas oferecidas nas instituições privadas de ensino superior devem realizar a inscrição por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Como realizar a inscrição do Prouni?
Para realizar a inscrição, basta acessar a página do ProUni com seu CPF e senha cadastrada na conta gov.br. Entretanto, para ser selecionado, é necessário que o candidato atenda alguns critérios, tais como:
- Ter feito o Enem de 2022 ou 2023;
- Não ter participado do Enem sob condição de treineiro;
- Ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas;
- Não ter zerado a redação;
- Possuir renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo para concorrer a bolsa integral e de até 3 salários mínimos para concorrer a uma bolsa parcial.
Matérias interessantes para você:
Como o Bônus Regional afeta a sua nota de corte
Unicamp antecipa divulgação de seu resultado
Calendário ProUni 2024
Para concorrer a uma das vagas ofertadas, fique atento ao calendário do ProUni. Nesta edição, serão duas chamadas e uma Lista de Espera no primeiro semestre, portanto, fique atento ao cronograma:
- Inscrições: 29 de janeiro a 01 de fevereiro
- Resultados: 6 e 27 de fevereiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 14 e 15 de março
- Resultado lista de espera: 18 de março
Medicina no ProUni
Usar a nota do Enem de maneira eficiente e eficaz torna-se fundamental para aqueles que almejam conquistar uma vaga no curso de Medicina. Além disso, é crucial compreender o funcionamento da nota de corte e explorar estratégias que a favoreçam, contribuindo significativamente para a aprovação do estudante.
No artigo “Como utilizar a nota do enem para a aprovação em medicina“, apresentamos como cada processo seletivo funciona e indicamos as melhores estratégias para otimizar o aproveitamento da sua pontuação em cada um deles. Portanto, se o seu objetivo é dominar as melhores práticas para ingressar em Medicina por meio do Sisu, ProUni ou Fies, não deixe de ler o artigo completo: