publicidade

MEC confirma mais de 95 mil inscrições no Enamed 2025

Compartilhar:

Exame será aplicado em 225 municípios e ocorrerá no dia 19 de outubro.

Compartilhar:

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (22) o número inscrições da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Ao todo, o Ministério registrou 96.635 participantes inscritos confirmados, das 105.320 inscrições realizadas no Sistema Enamed. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) será o aplicador da prova, que ocorrerá no dia 19 de outubro de 2025.

Além disso, o Instituto aplicará a prova em 225 municípios brasileiros. De acordo com o MEC, esse número é 9,8% a mais do que a edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2023, quando o exame foi aplicado em 205 municípios.

Ainda de acordo com a pasta, da totalidade de inscrições confirmadas do Enamed, 39.839 são estudantes concluintes do curso de medicina, oriundos do Enade. Os 56.796 inscritos restantes são do público externo, ou seja, não concluintes.

Ao comparar os quase 40 mil inscritos confirmados do Enamed que são concluintes do curso de medicina com os inscritos da edição do Enade 2023, foi constatado um aumento de 25,9%. Naquele ano, foram registradas 31.848 inscrições. 

Já na edição do Exame Nacional de Residência (Enare) de 2024, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) registrou 48.149 inscritos para a residência médica de acesso direto. Em 2025, quando o exame foi integrado ao Enamed, esse número subiu para 80.127, tendo um aumento de 66,4%.

A faixa etária predominante entre os inscritos do Enamed é de 25 a 29 anos de idade, com 50.009 participantes. Dessa totalidade, 32.692 são do público externo e 17.317 oriundos do Enade.

Além disso, a maioria das inscrições confirmadas no exame é de mulheres. Ao todo, são 58.963 inscrições contra 37.672 dos homens.

Gráfico Enamed

Leia também:

Mulheres são maioria nas inscrições do Enem 2025 e dominam área da Medicina

Brasil terá 635 mil médicos em 2025: mulheres são maioria na área

Sobre a prova

De acordo com o edital, a aplicação do exame será no dia 19 de outubro. A composição da prova terá 100 questões objetivas de múltipla escolha, com o exame tendo 5 horas de duração. Além disso, a prova vai considerar conteúdos, habilidades e competências das áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade e, de maneira interdisciplinar, das áreas de Saúde Mental e Saúde Coletiva.

O Enamed é obrigatório?

Sim! O Enamed é obrigatório para os estudantes concluintes do curso de Medicina, assim como o Enade é para outros cursos de graduação. Além disso, o participante que não justificar a ausência ficará em situação irregular. Ou seja, o participante só recebe o diploma depois que resolver a pendência.

Confira o cronograma do Enamed 2025:

Confira as últimas notícias sobre o mundo da medicina:

Índice

Você também pode se interessar por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.