O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta segunda-feira (30) que a plataforma digital de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá ser lançada neste segundo semestre. A ferramenta, que será gratuita, vai utilizar recursos de inteligência artificial para esclarecer dúvidas, corrigir exercícios e oferecer suporte durante os estudos.
A informação foi divulgada pelo ministro durante uma visita ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Porém, apesar do anúncio, detalhes da plataforma digital como; o acesso à plataforma e os conteúdos disponibilizados para os estudos ainda não foram foram divulgados.
“A ideia é lançar neste segundo semestre e entregar para os alunos se prepararem para o Enem”, afirmou o ministro. A proposta tem como objetivo democratizar o acesso à preparação de qualidade para o exame, especialmente entre estudantes da rede pública e de baixa renda.
Ainda de acordo com o ministro, o exame desse ano alcançou a marca de 5,5 milhões de participantes por todo o Brasil, superando as edições anteriores. A expectativa é que esse crescimento continue, consolidando o esforço da pasta em reverter a queda registrada nas últimas edições.
“Temos feito um esforço desde 2023, retomando o crescimento do Enem, que estava numa trajetória descendente”, destacou Santana.
Os participantes do Enem 2025 tiveram até o último dia 27 para realizar o pagamento da taxa de inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, havia prorrogado o prazo após o fim das inscrições gerais.
Datas das provas
As aplicações das provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro. Porém, as provas nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba terão datas diferentes, sendo aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. As aplicações nessas cidades são diferentes devido aos impactos logísticos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
No primeiro dia, vão ser aplicadas as provas das áreas de linguagens, ciências humanas e redação, e os candidatos terão cinco horas e 50 minutos para completar a prova. Já no segundo, os temas cobrados serão ligados a ciências humanas e matemática, e os estudantes terão cinco horas para completar a prova.
Enem 2025 como certificação do ensino médio
Uma das novidades do Enem 2025 é que o exame voltará a certificar a conclusão do ensino médio ou a proficiência parcial de estudantes maiores de 18 anos. Porém, para obter a certificação, é necessário que o candidato atinja a pontuação mínima de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação.
Confira o cronograma atualizado do Enem 2025:
Aplicação das provas | 9 e 16 de novembro |
Aplicação em Belém, Ananindeua e Marituba no estado do Pará | 30 de novembro e 7 de dezembro |
Reaplicação das provas | 16 e 17 de dezembro |
Previsão de divulgação do resultado | 16 de janeiro de 2026 |
Confira as últimas notícias sobre o mundo da medicina:
- Quais podem ser as consequências da nova moratória?por Edgar Jacobs
- Transplante de fígado com câncer: entenda o caso raro que levantou alerta em São Paulopor Jornalista Karla Thyale
- Pneumonia: sintomas, causas, tratamento e como prevenir a doençapor Jornalista Karla Thyale
- Resumo de Pneumonia: Epidemiologia, Fisiopatologia, Manifestações Clínicas, Diagnóstico e Mais!por Dra. Olyvia Spontan