Medicina como segunda graduação: confira as universidades com vagas

Compartilhar:

medicina como segunda graduação

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Uma segunda graduação pode ser uma ótima opção para recolocação profissional. Você pode querer fazer medicina porque já era um sonho antigo, porque já trabalha na área da saúde ou simplesmente porque entendeu que é uma alternativa.  Ao longo do texto, vamos falar sobre os requisitos necessários para ingressar em medicina como segunda graduação.

Independente das razões, já sabemos que medicina é um curso bastante disputado. No entanto, há uma maneira de facilitar esse processo: a entrada como portador de diploma. Essa forma de ingresso para aqueles que já dispõe de um diploma de instituição validada pelo Ministério da Educação (MEC), auxilia bastante quem não pode dedicar tantas horas para o  estudo.

Por que entrar em Medicina como portador de diploma?

O ingresso em Medicina como segunda graduação, ou portador de diploma, como também é chamado, possibilita uma nova graduação. Dessa forma é possível evitar a grande concorrência no vestibular e tentar o aproveitamento de disciplinas. 

No entanto, ingressar em um curso através dessa modalidade é mais difícil do que prestar o vestibular tradicional.  Isso porque poucas instituições oferecem vagas para portadores de diplomas e, quando disponibilizam, convocam esses candidatos por último para as vagas ociosas do curso.

Confira mais notícias como essa:

Universidades que aceitam Portadores de Diploma

  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Universidade de Brasília (UnB)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade Feevale
  • Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Faculdade Unex – UNEXUniversidade Brasil – UB
  • Universidade Salvador – UNIFACS
  • Universidade Anhembi Morumbi
  • Universidade Anhanguera – UNIDERP

O que o curso de Medicina propõe?

Ao longo do curso de Medicina, o futuro médico aprende a diagnosticar doenças, prescrever medicamentos, acompanhar pacientes, promover o bem-estar mental, físico, psicológico e social. Além disso, ele está habilitado a realizar tratamentos e atuar na prevenção de patologias.

Se exercer a Medicina é o seu sonho, comece a se dedicar a ele o quanto antes, busque conhecer as instituições, entender qual é o melhor caminho e quais são as instituições que melhor se encaixam no seu perfil.

Qual é a média dos salários médicos no Brasil?

Com certeza o salário é um ponto interessante na hora de escolher uma primeira e, com certeza, uma segunda graduação! 

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) define o piso salarial do médico com base na Lei do Médico (Lei n° 3.999 de 15 de dezembro de 1961), que dá disposições sobre o salário mínimo de médicos e de cirurgiões dentistas.

  • Para o ano de 2024, o piso foi fixado no valor de R$19.404,13, pela jornada de 20 horas semanais. O valor da consulta foi estabelecido pela entidade foi de R$238,29. 


Nesse sentido, é importante que você tenha um plano de carreira e defina alguns caminhos que pode trilhar levando em consideração as particularidades do seu perfil.


Fique por dentro do que acontece no mundo da medicina:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

O mundo da medicina No seu e-mail.

Acompanhe todas as novidades, dicas, notícias e curiosidades do mundo da medicina no seu email.

*Ao enviar seus dados, você concorda em receber comunicações da Melhores Escolas Médicas e nossos parceiros. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.