Medicina humanizada: projetos de extensão no curso de Vassouras

medicina

Ao olhar a base dos cursos da área de saúde, podemos perceber algo que acaba evidenciando em meio a toda jornada acadêmica, essa é a Medicina Humanizada, que pressupõe a visão do ser humano por trás da doença. Ela busca evidenciar as relações humanas, valorizando o contato médico-paciente, o olho no olho e o diálogo aberto e mais próximo durante o atendimento.

Porém, muito mais do que ouvir o paciente com respeito e dedicar mais tempo e atenção durante as consultas, a humanização na saúde deve extrapolar as paredes do consultório, indo além da consulta médica.

Para começar, a medicina humanizada envolve um atendimento global, que começa desde a marcação da consulta e a passagem pela recepção, consulta, encaminhamento, diagnóstico, até o fim do tratamento e pós-tratamento. Dessa forma, o atendimento humanizado não é responsabilidade apenas do médico.

Na universidade de Vassouras, essa humanização e interpretada e executada de varias formas, dentre elas os projetos de extensão em Medicina. E aí? Vamos conhecer alguns?

Projeto “#CHEGAMAIS” – Medicina Humanizada

Esse é um projeto na área da educação em saúde que proporciona aos alunos das instituições de ensino médio uma visita à Universidade de Vassouras e suas instalações, captando assim alunos visitantes para a nossa universidade. Por meio desse contato direto e real com o mundo universitário, pretende-se proporcionar melhor adaptação do aluno a este novo ambiente.

Na Rota do Mosquito “Uma comunicação, educação, saúde e ambiente”

Com sua descrição pautada no alcance dos estudantes e da população em geral  acerca do conhecimento do mosquito vetor de arboviroses, e nas formas de seu controle e monitoramento. Trazendo uma questão de educação, sociedade, saúde humana e ambiental. Este projeto trabalha em favor da saúde pública.

Projeto “Humanize-se”- Medicina Humanizada

Um dos mais importantes projetos de extensão do curso de medicina, o Humanize-se visa influenciar positivamente a vida dos pacientes oncológicos do Hospital Universitário de Vassouras, com o intuito de diminuir casos de não adesão ao tratamento, ansiedade e depressão, causados pela angústia existente no processo patológico. Será resultante do projeto, uma pesquisa “ Avaliação da qualidade de vida dos pacientes oncológicos no HUV”.

Conheça o curso de medicina de Vassouras

Programa de Saúde e Cidadania da Comunidade

Na linha de extensão de epidemias e endemias, seguindo as áreas humanizadas e de saúde, esse projeto tem por objetivo aproximar da realidade dos indivíduos realizando verdadeiras campanhas de prevenção e diagnóstico precoce de doenças no Município de Vassouras orientando a comunidade sobre temas da área de saúde, estimular o indivíduo no cuidado com a saúde, sobretudo a prevenção.

Educação em saúde para idosos acerca dos fatores de risco cardiovascular modificáveis da Unidade Básica Estratégia da Saúde da Família Dr. Narciso da Silva Dias

Projeto voltado para realizar uma estratégia de  educação em saúde sobre os fatores de riscos cardiovasculares, com redução dos fatores de risco DCV, realizarem atividades lúdicas que promovam no idoso o interesse em participar das atividades de educação em saúde. Promoção em saúde através de palestras.

O papel da tecnologia e a importância do atendimento humanizado na medicina.

A humanização do atendimento passou a fazer cada vez mais sentido diante de grandes mudanças ocorridas na sociedade recentemente. Entre elas, a tecnologia, por meio da transformação digital, permitiu a popularização da internet e vem impactando a medicina, com soluções impensáveis há alguns anos.

Por outro lado, a acessibilidade à informação mudou o comportamento do paciente, que hoje demanda muito mais atenção do médico, por meio de questionamentos, compartilhamento de ideias e até debates. O paciente, antes mero receptor de orientações médicas, hoje busca cada vez mais assumir o controle da sua saúde.

MEM| Saiba mais sobre tencologia na medicina

Finalmente, a medicina integrativa, com foco na prevenção e com uma visão complementar da abordagem clínica, também ganhou força. Assim, o paciente passa a ser visto como um ser completo, e o seu bem-estar deve ser priorizado durante o tratamento — conceitos inerentes à humanização.

Além disso, o atendimento humanizado traz outros benefícios, como:

• aumento da satisfação do paciente: uma vez ouvido e acolhido, ele se sente mais seguro e satisfeito;
  • engajamento no tratamento: a proximidade com o médico e a sensação de ser o foco do atendimento fazem com que os pacientes se envolvam mais ativamente com o tratamento;
  • maior fidelização: satisfeitos, os pacientes retornam, o que acaba contribuindo para estreitar ainda mais a relação com o médico.

Outra questão importante é o atendimento multidisciplinar, já que o atendimento humanizado começa antes de o paciente entrar no consultório e continua mesmo após sua saída. O profissional em medicina precisa contar com uma equipe de recepção bem treinada, e fazer parcerias com profissionais de outras áreas, como outras especialidades médicas, psicólogos, nutricionista, fisioterapeutas.

Quer experimentar na pratica essa humanização no curso de medicina? Que tal se inscrever no vestibular 2023 de Vassouras?

Inscrições | Vestibular de medicina Vassouras