Conheça a forma mais eficiente de estudar para Medicina

faculdades de medicina

Se você está pensando em prestar vestibular de Medicina, chegou ao lugar certo. Isso porque conhecer a forma mais eficiente de estudar para Medicina é um dos passos mais importantes do caminho para a sua tão sonhada aprovação.

Para se preparar da melhor forma possível, é fundamental ficar atento ao manual do candidato de cada Instituição de Ensino Superior (IES). Lá estão descritas as disciplinas que vão aparecer nas provas e em que formato (múltipla escolha ou dissertação, por exemplo).

Mimo: Organização de estudos: Sobrevivendo ao Multiverso Med

Para definir as prioridades na hora de estudar, avalie o peso de cada disciplina: isso pode te ajudar a garantir a aprovação. Isso porque, quanto melhor o seu desempenho em disciplinas com maior peso, mais alta deve ser a sua pontuação final. Isso não quer dizer que você deve negligenciar as demais matérias.

Ficou confuso? Então, vamos explicar melhor! Algumas disciplinas que são mais importantes para o curso de Medicina têm um peso maior no vestibular. Desse modo, ao acertar mais questões referentes a esses eixos do conhecimento, as suas chances de passar são maiores, pois a sua nota também será maior.

Forma mais eficiente de estudar

Além de conhecer as disciplinas que devem ser estudadas, vale a pena conferir provas de anos anteriores e resolver as questões. Assim, você vai conseguir checar se a sua preparação está compatível com o ideal para aprovação.

Também é importante você estabelecer limites e uma rotina que seja fácil para que você siga. Primeiro organizar o que é prioridade para a sua pauta, o que deve ser revisado e o que se tem mais dificuldade. Em seguida, passe para aqueles que devem ser vistos enquanto o assunto está fresco na sua memória, seguido por aqueles que você já entendeu, mas quer apenas revisar realizando alguma atividade.

Confira os próximos vestibulares de medicina no Brasil

Comece a estudar antecipadamente – São muitos conteúdos que precisam ser vistos e fazer isso em pouco tempo só vai sobrecarregar você e atrapalhar o seu aprendizado.

Priorize qualidade e não quantidade de horas de estudo  – É comum ver relatos de estudantes pré-vestibular que querem Medicina e fazem jornadas diárias de estudos de aproximadamente 10 horas. Apesar de isso ser uma realidade, não precisa ser a sua. Dessa maneira, a dica principal é trabalhar a sua concentração para focar no que realmente importa.

O que fazer para assimilar melhor os conteúdos? Encontre o seu jeito de aprender. Se em Matemática, por exemplo, você absorve mais o conteúdo fazendo exercícios, reserve menos tempo para a teoria. Desse modo, teste diferentes maneiras de aprender um conteúdo e veja qual favorece mais a sua produtividade.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia tem facilitado muito o nosso dia a dia, e isso não é diferente para os estudos. Você pode aproveitar diversos aplicativos para organizar a sua agenda, revisar conteúdos, verificar resultados matemáticos, entre várias opções.

Entre os aplicativos que você pode utilizar para facilitar a sua rotina de estudos, podemos citar:

Redação Nota 1000 — revisa a sua redação com os padrões do Enem e oferece feedbacks;

Photomath — resolve equações matemáticas e mostra o passo a passo para solucionar os problemas, usando os teoremas adequados;

Trello — ajuda a organizar a sua rotina e as matérias que serão estudadas em cada dia;

Duolingo — ensina outros idiomas de maneira rápida, o que pode ser uma maneira de estudar e se divertir;

RevisApp — faz resumos estratégicos de diversos temas para o vestibular, o que ajuda a fazer revisão dos conteúdos já vistos.

Quer conferir mais dicas para estudar de forma eficiente e se sair bem no vestibular de Medicina? Então, acompanhe o Melhores Escolas Médicas na sua rede social preferida.