Quais as melhores Faculdades de Medicina de Minas Gerais?

melhor faculdade de medicina de Minas Gerais

Minas Gerais concentra grandes áreas industriais e aglomerados urbanos. O estado também possui uma beleza natural peculiar, além de ser importante na extração de minérios e produção de café, mas também se destaca por possuir o maior número de universidades federais do Brasil. Mas você já se perguntou quais as melhores Faculdades de Medicina de Minas Gerais? O MEM responde conta neste post.

O curso de Medicina prepara os estudantes para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação profissional no campo clínico, nas várias especialidades e espaços de prática, na pesquisa, na saúde pública e na gestão de saúde. Nesse sentido, é fundamental escolher uma Escola Médica com nível de excelência elevado.

Sobrevivendo ao Multiverso MED: descubra como organizar seus estudos.

Uma boa faculdade de Medicina deve dispor de todos os recursos para propiciar aos alunos o pleno seguimento da carreira profissional. Ela deve oferecer estrutura arrojada de laboratórios, biblioteca, centros de saúde, recursos de tecnologia da informação, aliada ao corpo docente com formação acadêmica e experiência clínica.

Para elaborar este ranking, o MEM responde considerou indicadores de avaliações do Ministério da Educação, mas também resultados recentes dos mais conceituados rankings educacionais do mundo, dentre eles o da Folha de São Paulo, que analisou 20 Escolas Médicas mineiras. Dessa forma foi possível identificar quais as melhores Faculdades de Medicina de Minas Gerais.

Melhores Faculdades de Medicina de Minas Gerais

1- Universidade Federal de Minas Gerais
2- Universidade Federal de Uberlândia
3- Universidade Federal do Triângulo Mineiro
4- Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
5- Universidade José do Rosário Vellano

UFMG – Melhor Faculdade de Medicina em Minas

A Faculdade de Medicina da UFMG é a maior do Brasil em número de vagas. Ao todo, são ofertadas 320 com duas entradas por ano. O estudante tem o prazo mínimo de seis anos e máximo de 10 para se graduar.

A formação do curso é voltada para que o aluno seja capaz de atuar na promoção da saúde, prevenção das doenças, assistência ao enfermo e reabilitação. A graduação em tempo integral ocorre no campus Saúde, na região central de Belo Horizonte.

A faculdade de Medicina da UFMG recebeu nota 4 no ENADE, é considerada a 4ª melhor Universidade do país e tem o 3º melhor curso de Medicina do Brasil, estando ainda no Top 100 mundial segundo a Quacquarelli Symonds (QS).

Atualmente a maneira mais abrangente de conseguir ingressar no curso de Medicina da UFMG é através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação. Para isso, o candidato deve se inscrever no Enem do ano corrente e concorrer a uma vaga no SiSU.

Ainda que existam outras formas de ingresso no curso de Medicina, como transferência de outras instituições, são métodos muito restritos, pois poucas vagas são disponibilizadas a cada edital.

A edição mais recente do SiSU trouxe, justamente, o curso de Medicina da UFMG com a maior nota de corte da universidade: 813,76 pontos.

Criado no ano de 1911, o curso de Medicina da UFMG sempre foi reconhecido pela sua excelência de ensino. Em mais de um século de história, mais de 15 mil médicos foram formados na instituição.

Como estudar para passar no Vestibular de Medicina

Para se preparar da melhor forma possível, é fundamental ficar atento ao manual do candidato de cada Instituição de Ensino Superior (IES). Lá estão descritas as disciplinas que vão aparecer nas provas e em que formato (múltipla escolha ou dissertação, por exemplo).

Para definir as prioridades na hora de estudar, avalie o peso de cada disciplina: isso pode te ajudar a garantir a aprovação. Isso porque, quanto melhor o seu desempenho em disciplinas com maior peso, mais alta deve ser a sua pontuação final. Isso não quer dizer que você deve negligenciar as demais matérias.

Além de conhecer as disciplinas que devem ser estudadas, vale a pena conferir provas de anos anteriores e resolver as questões. Assim, você vai conseguir checar se a sua preparação está compatível com o ideal para aprovação.

Aqui no MEM você vai ficar sabendo quais são os próximos vestibulares de Medicina, como são as provas, o que é necessário para ser aprovado e muito mais para sua jornada médica decolar.