Faculdades de Medicina particulares de São Paulo

Quais melhores faculdades de Medicina particulares de São Paulo?

Realizar a tão sonhada graduação de Medicina em uma universidade particular pode ser uma ótima opção para você, medaholic. Atualmente, essas instituições de ensino costumam oferecer mais de uma opção de ingresso, por meio de processos seletivos próprios ou ainda através de programas que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas, antes de decidir qual opção de vestibular de Medicina você vai prestar, que tal descobrir quais as melhores faculdades de medicina particulares de São Paulo?

As diferenças entre uma universidade privada e a pública vão muito mais além da forma como são financiadas. A Instituição particular oferece uma série de vantagens que, muitas vezes, não são encontradas na graduação pública. Nesse sentido, o seu investimento financeiro na graduação, certamente, pode representar um retorno mais vantajoso a longo prazo.

Mas é preciso escolher aquelas que têm mais conceito no mercado e apresentam notas máximas em rankings como o da Folha de São Paulo, que atualiza a lista das universidades todos os anos, desde 2012. A avaliação das 196 tem base em dados nacionais e internacionais, em duas pesquisas de opinião do Datafolha e em cinco aspectos gerais. Este foi o indicador que usamos como base para identificar melhores faculdades de medicina particulares de São Paulo.

Melhores faculdades de medicina particulares de São Paulo

USP– A Universidade de São Paulo disponibiliza 122 vagas pelo vestibular da Fuvest e 53 via Sisu, esse é o total por ano e o curso tem duração de seis anos, em período integral. A organização estrutural e didática do curso é feita com Departamentos, onde as disciplinas afins são agrupadas para otimizar o ensino, além de evitar excessos e gigantismos burocráticos-financeiros. A partir do 2º semestre e até o 8º semestre do curso, o aluno deverá cumprir semestralmente 4 créditos em disciplinas optativas eletivas. Para o aluno que participar do Programa Tutoria do Curso de Medicina, será acrescentada a informação no histórico escolar da carga horária de 360 horas.

UNIFESP – A Universidade Federal de São Paulo propõe vivência na Medicina desde o primeiro dia de aula. Com 121 vagas anuais e um curso pautado em 6 anos através de vestibular misto, a universidade forma medicos na sua Escola Paulista de Medicina que terão condições de atuar noo mercado de trabalho tanto na assistência aos pacientes como no campo da pesquisa básica, clínica ou epidemiológica. Este profissional terá as ferramentas necessárias para atuação ética, responsável e humanizada para exercer sua profissão bem como uma base científica sólida para realizar suas atividades com competência.

UNICAMP – O curso de Medicina da Unicamp é um dos melhores do país, apto a atender às necessidades da formação médica. O curso desenvolve competências para as habilidades médicas pertinentes à prática profissional e capacita o estudante a atuar pautado em princípios éticos e com responsabilidade social. Com 110 vagas anuais, o curso é em formato integral, dividido em 12 semestres.

UNAERP– A Faculdade de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto disponibiliza 150 vagas anuais para a graduação que tem uma carga horária de 7.741 horas, distribuídas ao longo de seis anos em período integral. Aproximadamente 60% da carga horária é voltada à Atenção Básica em Saúde. O curso recebeu a nota máxima, 5, na Renovação do Reconhecimento em 2018 pelo Ministério da Educação (MEC). A formatação do ensino é baseada no método PBL (Problem Based Learning).

UNOESTE – Na Faculdade de Medicina Unoeste o aluno terá o sistema de ensino híbrido em seus campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. A Escola Médica aplica o método de aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning – PBL) intercalado com outras metodologias. As mensalidades são a partir de R$ 10.801,00 com desconto por pontualidade. O ingresso pode ser feito pelo Vestibular Próprio ou por Transferência.

Investimento

Como sabemos que trata-se de um investimento elevado, embora tenha boas perspectivas de retorno. Por isso, antes de classificar uma faculdade de Medicina “cara” ou “barata” é preciso levar em consideração os recursos físicos e humanos que ela disponibiliza para tornar a sua formação um processo prazeroso, mas sobretudo, alinhada às melhores práticas internacionais e correspondente aos requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação e outros órgãos de regulação.

Todos os anos, o MEM realiza um mapeamento dos valores das mensalidades das faculdades de Medicina espalhadas em todo o país. (clique aqui para conferir).