Qual a faculdade de Medicina mais barata no Brasil 2022?

faculdade de medicina mais barata

Se você já decidiu seguir a carreira médica e está fazendo o planejamento para realização do seu sonho, certamente, está interessado em saber qual é a faculdade de Medicina mais barata do Brasil.

Ainda que existam diversas universidades públicas com ampla concorrência para o curso de Medicina, fazer a graduação em uma faculdade particular pode ser uma excelente alternativa não somente por questões logísticas e estruturais, mas também para que você consiga se formar em uma instituição que possua um plano pedagógico mais alinhado aos objetivos que você almeja alcançar enquanto profissional médico.

Que tal conferir as provas e os gabaritos dos principais vestibulares. Clica aqui para garantir esse mimo! 😉

Uma boa faculdade de Medicina deve dispor de todos os recursos para propiciar aos alunos o pleno seguimento da carreira profissional. Ela deve oferecer estrutura arrojada de laboratórios, biblioteca, centros de saúde, recursos de tecnologia da informação, aliada ao corpo docente com formação acadêmica e experiência clínica.

Como sabemos que trata-se de um investimento elevado, embora tenha boas perspectivas de retorno. Por isso, antes de classificar uma faculdade de Medicina “cara” ou “barata” é preciso levar em consideração os recursos físicos e humanos que ela disponibiliza para tornar a sua formação um processo prazeroso, mas sobretudo, alinhada às melhores práticas internacionais e correspondente aos requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação e outros órgãos de regulação.

A faculdade de Medicina mais barata do Brasil

Todos os anos, o MEM realiza um mapeamento dos valores das mensalidades das faculdades de Medicina espalhadas em todo o país. Com base na pesquisa mais recente, a Universidade de Rio Verde – UniRV, que fica no estado de Goiás, aparece como a faculdade de Medicina mais barata, atualmente.

O medaholic que deseja ingressar na UniRV terá que fazer um investimento mensal de R$ 4.984,51 pelo curso de Medicina. Com o desconto por pontualidade esse valor cai para R$ 4.427,00. A Instituição costuma realizar dois processos seletivos por ano e disponibiliza 75 vagas a cada semestre. O curso tem duração de 12 semestres e é executado em período integral.

Vestibular

A Universidade de Rio Verde publicou o edital para processo seletivo da Faculdade de Medicina com ingresso no primeiro semestre de 2023 para os câmpus Rio Verde, Aparecida Extensão Goiânia, Goianésia e Formosa.

Os interessados podem optar por realizar a inscrição para as oito oportunidades disponíveis para ser um dos calouros de Medicina da UniRV, são quatro chances pela nota do ENEM e quatro chances pela Prova Presencial, mas cada inscrição equivale a uma taxa diferente.

As inscrições são realizadas no formato on-line pelo site e seguem o cronograma divulgado pela instituição, ficando estabelecido o período de 20 de setembro a 28 de outubro, pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com taxa de inscrição no valor de R$150 e de 20 de setembro a 14 de novembro para a Prova Presencial, taxa de inscrição, R$280.

Neste semestre o processo seletivo por meio da nota do ENEM aceitará o resultado atribuído entre 2016 e 2021. O Processo destina-se a candidatos que concluíram o Ensino Médio (2º Grau) ou equivalente e será válido somente para o segundo semestre letivo de 2022 (2022/2). Para se inscrever, o candidato deverá ter média aritmética simples igual ou superior a 450,00 (quatrocentos e cinquenta) pontos e não ter sido desclassificado ou ter nota 0 (zero) em redação.

As provas presenciais serão realizadas de 22 a 26 de novembro, de acordo com cada campi,  com início às 14h, exclusivamente na cidade de Rio Verde e terão a duração de 3 (três) horas. O candidato deverá levar apenas caneta esferográfica azul de corpo plástico cristalino ou transparente. As questões de Língua Estrangeira serão oferecidas somente na opção Inglês.

Confira o cronograma de aplicação das provas presenciais de todos os Campus:

Inscritos no Campus de Rio Verde: Prova – 22/11/2022 em Rio Verde
Inscritos no Campus de Aparecida: Prova – 23/11/2022 em Rio Verde
Inscritos no Campus de Goianésia: Prova – 24/11/2022 em Rio Verde
Inscritos no Campus de Formosa: Prova – 25/11/2022 em Rio Verde
Inscritos no Campus de Luziânia: Prova – 26/11/2022 em Rio Verde

Aqui na MEM você vai ficar sabendo quais são os próximos vestibulares de Medicina, como são as provas, o que é necessário para ser aprovado e muito mais para sua jornada médica decolar.

1. Boa noite, primeiramente parabéns pelo site.
    Você sabe informar sobre alguma que aceite inscrição na modalidade ” obtenção de novo título “?.

Desde já, grata.

2. Boa noite a minha filha está cursando medicina na Unifip moc, fazendo o 5 período,mas o valor está bastante alto,gostaria de informações sobre uma possível transferência.
    desde já antecipo agradecimentos.
    Jesuino Alves Lopes.

3. Sou estudante de medicina no Paraguai, já estou no oitavo período, gostaria de fazer minha transferência vcs estão aceitando, e como funciona.

1. Olá Patricia, como vai? Acontece no mesmo periodo do vestibular para publico geral, a unica coisa que muda são as adaptações para que o aluno pcd consiga ter acesso a prova de forma completa e inclusiva.

4. Bom dia gostaria de mais informações para minha filha
    Desde já agradeço,
    Uma pessoa que está devidamente matriculada e já cursou mais ou menos 1 ano pode pedir transferência?