Qual a federal com a menor nota de corte para Medicina?

federal com a menor nota de corte para Medicina

Conhecer a pontuação mínima para conseguir uma vaga em uma Universidade pública é uma das estratégias na preparação de todo medaholic. Por isso, nesse post o MEM responde qual a federal com a menor nota de corte para Medicina.

Não é novidade que Medicina costuma ser o curso mais disputado dos vestibulares e das seleções que usam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação.

Menor nota de corte para Medicina

Na edição deste ano do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação, que reúne universidades públicas, ofertou cerca de 200 mil vagas para todos os cursos nas 27 unidades da federação.

Do total de Escolas Médicas no país, 77 são administradas pelo governo federal. Elas correspondem a cerca de 21% das Instituições de Ensino.

No Sisu, a média das notas de corte de Medicina foi de 793,62 pontos. Mas, ainda é possível conseguir a aprovação com uma nota menor do que essa.

Confira todas as provas do Enem.

Quando analisadas as notas de corte da última rodada de Medicina do Sisu 2022, na ampla concorrência referentes ao dia 18 de fevereiro, e sem o acréscimo de bônus regional, a menor foi a da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, que fica localizada em Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte – 772,51.

O curso de Medicina da UFERSA foi criado em abril de 2012 na modalidade de período integral. Atualmente, ele disponibiliza 40 vagas anualmente e o Sisu é a única forma de ingresso.

Já se a gente agrupar apenas as notas de corte parciais de Medicina referentes ao dia 18 de fevereiro, na modalidade cotas para escola pública, independentemente da renda familiar do candidato, a menor foi a do UFDPAR: 746,74.

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba oferta o curso na modalidade presencial, em período integral, e está ranqueada com nota 5 no conceito Enade, indicando que apesar de ter a menor nota de corte, a graduação está com uma performance superior à média das demais.

Entenda a nota de corte

Para tentar uma vaga em uma Escola Médica usando a sua nota do Enem, é imprescindível compreender o conceito de nota de corte, que consiste na pontuação mínima necessária para ser aprovado. Vem comigo que vou te ajudar a entender a dinâmica dela.

A nota de corte varia de acordo com alguns critérios. Para um medaholic, os seguintes:

-O curso escolhido: Medicina, óbvio;
-A instituição de ensino: que pode ser pública ou privada, dependendo do processo seletivo;
-O turno: que na maioria das vezes é integral;
-A unidade: o campus da faculdade;
-Modalidade de concorrência: ações afirmativas (cotas) ou ampla concorrência.

O curso de Medicina possui a maior nota de corte nas principais universidades do país. Para você ter ideia, essa concorrência é tão elevada que pode chegar a mais de 200 pessoas disputando uma única vaga.

Conseguir vaga em Medicina é um desafio até para o aluno mais bem preparado. Em edições recentes, algumas universidades registraram notas de corte próximas dos 900 pontos!

Enquanto o processo seletivo está rolando, as notas de corte vão mudando todos os dias. Por isso é bom ficar ligado. Mas não há motivos para desespero.

Caso você não consiga ficar entre os classificados, pode tentar encontrar outra Escola Médica que exija uma nota de corte mais baixa ou outros programas como o Fies e o ProUni.

Se liga, medaholic! Tanto Prouni quanto Fies também utilizam nota de corte e, claro, Medicina está entre os cursos mais concorridos. Em geral, o desempenho no Enem precisa ser de mais de 700 pontos.

O que você achou da federal com a menor nota de corte para Medicina? Me conta nos comentários. 😉