Qual é a melhor Faculdade de Medicina de SP?

Fazer a graduação de Medicina em uma instituição de ensino superior reconhecida internacionalmente é um grande passo para iniciar uma carreira bem sucedida. Por isso, neste post o MEM responde qual a melhor faculdade de Medicina de SP.

Escolher a Escola Médica que você irá estudar, conhecer a estrutura e também a grade curricular de cada curso é importante. Mas ainda assim, lembre-se que a posição da universidade está diretamente relacionada à concorrência por vaga. Sendo assim, você precisa considerar o tempo e o planejamento que você vai dedicar aos estudos para conseguir ingressar na graduação de Medicina.

Os critérios para essa decisão podem variar um pouco, de acordo com as suas condições e necessidades específicas, mas um bom parâmetro são as avaliações de ranking nacionais.

Para chegar a conclusão desta pergunta, o MEM responde considerou indicadores de avaliações do Ministério da Educação, mas também resultados recentes dos mais conceituados rankings educacionais do mundo. Dessa forma foi possível identificar a melhor faculdade de Medicina de São Paulo.

Melhor Faculdade de Medicina de SP

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) lidera a maioria dos indicadores analisados. Ela aparece, por exemplo, na edição 2022 do QS World University Ranking by Subject, divulgado no começo de abril, sendo o mais recente ranking educacional do mundo.

O curso de Medicina tem 175 vagas anuais. O ingresso é feito de duas formas: pelo vestibular, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), e por meio do Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu).

A graduação da melhor faculdade de medicina de SP está organizada em 12 semestres letivos de período integral, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais e segue padrões internacionais de qualidade.

Além das atividades obrigatórias da graduação, os estudantes são estimulados a participar de pesquisas científicas, atividades de cuidado à saúde, projetos de extensão universitária e estágios em instituições de ensino de outros países.

Fuvest

O curso de Medicina da FMUSP foi o mais concorrido da Universidade de São Paulo na FUVEST deste ano, alcançou o número de 124,8 candidatos por vaga. O vestibular é dividido em duas etapas.

A primeira fase do vestibular da Fuvest é composta por 90 questões de múltipla escolha para cinco horas de prova. As questões são divididas entre as disciplinas básicas do ensino médio – português e literatura, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês – e algumas interdisciplinares.

A segunda fase é composta por dois dias de prova, com duração de 4 horas cada uma delas. O primeiro dia terá 10 questões de português e uma redação; o segundo terá 12 questões de igual valor, sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, haverá seis questões para cada uma delas. Se forem três disciplinas, haverá quatro questões para cada uma. Se forem quatro disciplinas, haverá três questões para cada uma. Lembrando que todas as questões, nos dois dias, serão dissertativas.

A partir da prova da primeira fase, estabelece-se a nota de corte, ou seja, a nota do último convocado para a segunda etapa.

A segunda fase é composta de duas provas dissertativas, cada uma valendo 100 pontos. Na primeira prova, as questões de português e a redação valem, cada, 50 pontos. Cada questão pode receber pontuação de zero a cinco – o total dos pontos será convertido para a base decimal, assim como na primeira fase.

A nota final do candidato será a média aritmética simples das três provas (primeira fase + as duas provas da segunda fase).