Qual o lugar mais fácil para passar em Medicina?

Qual o lugar mais fácil para passar em Medicina? ? Vamos combinar que essa é, literalmente, uma pergunta de milhões (rsrsrsrs). Não apenas por não ter uma resposta simples, mas também – e principalmente – porque não é apenas o grande número de concorrentes que fazem do vestibular de Medicina um dos mais criteriosos. Afinal, estamos falando de um processo seletivo para uma formação que vai exigir dedicação e uma boa base educacional para o nível de conhecimento a que o futuro médico precisa ter acesso.

Mas, aqui no MEM responde, missão dada é missão cumprida e nós buscamos alguns parâmetros que nos ajudam a estabelecer aquele que seria, em tese, o lugar mais fácil para passar em Medicina.

É importante lembrar que, ainda assim, todo medaholic precisa estar ciente que a carreira médica requer dedicação, verdadeira paixão pelos estudos e uma boa dose de determinação. Além disso, você sabe que o conhecimento é um bem que ninguém poderá lhe roubar e capaz de abrir portas para a realização não apenas como profissional, mas como ser humano. Mas essa é uma jornada incrível, você vai amar!

O lugar mais fácil para passar em Medicina

Consideramos o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da edição mais recente do Sisu. O curso foi ofertado em 73 Escolas Médicas. Foram 283.418 candidatos inscritos para 4.170 vagas. Assim, a concorrência média foi de 67,97. Dessa forma foi possível identificar o lugar mais fácil para passar em Medicina no país.

Sobrevivendo ao Multiverso MED: descubra como organizar seus estudos.

Quando analisada a ampla concorrência, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido aparece com a menor nota de corte: 772,51. Ela é uma instituição pública federal localizada em Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte. O curso foi criado em 2012 e, atualmente, disponibiliza 40 vagas por semestre, sendo realizado em período integral. O ingresso ocorre apenas através do Sisu.

Já quando verificamos as notas de corte para os candidatos das Cotas para Escola Pública, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, que fica no Piauí, registrou 746,74, sendo a menor do país. O curso possui nota 5 no conceito do Enade e também realiza o ingresso apenas através da seleção do Sisu.

Nota de Corte

Durante o período de inscrição do Sisu, uma vez por dia o sistema calcula a nota de corte para cada Faculdade de Medicina com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Entenda a nota de corte para cursos de Medicina!

Essas notas são uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. Assim, você pode buscar pela universidade onde terá mais chances de conseguir a aprovação. No entanto, é importante lembrar que as notas de corte não são garantia de obtenção de vaga. É preciso esperar o resultado da 1ª chamada para saber se foi aprovado ou não.

Jornada Médica

O mercado de trabalho para Medicina oferece oportunidades em muitos municípios de todo o Brasil, com possibilidade de atuação tanto no serviço público como no privado. Unidades Básicas de Saúde, clínicas, hospitais, unidades de pronto atendimento, centros de pesquisa e clínicas privadas são alguns dos locais nos quais o médico pode exercer sua prática profissional.

Interessados em cursar medicina no Brasil precisam passar no vestibular tradicional da instituição de ensino ou utilizar a nota do Enem para conseguir a vaga desejada. O Exame Nacional do Ensino Médio também é o mecanismo para ingresso através de programas do governo federal, a exemplo do Sisu, Prouni e Fies.

Como estudar para passar no Vestibular de Medicina

Para se preparar da melhor forma possível, é fundamental ficar atento ao manual do candidato de cada Instituição de Ensino Superior (IES). Lá estão descritas as disciplinas que vão aparecer nas provas e em que formato (múltipla escolha ou dissertação, por exemplo).

Para definir as prioridades na hora de estudar, avalie o peso de cada disciplina: isso pode te ajudar a garantir a aprovação. Isso porque, quanto melhor o seu desempenho em disciplinas com maior peso, mais alta deve ser a sua pontuação final. Isso não quer dizer que você deve negligenciar as demais matérias.

Além de conhecer as disciplinas que devem ser estudadas, vale a pena conferir provas de anos anteriores e resolver as questões. Assim, você vai conseguir checar se a sua preparação está compatível com o ideal para aprovação.

Aqui no MEM você vai ficar sabendo quais são os próximos vestibulares de Medicina, como são as provas, o que é necessário para ser aprovado e muito mais para sua jornada médica decolar.