Quanto é o salário de um médico recém-formado?

MELHOR ESCOLA DE MEDICINA DO MUNDO

Um dos fatores que, certamente, você levou em consideração ao escolher a carreira médica está ligado ao fato de que essa é uma das profissões mais bem remuneradas no mercado de trabalho. E não é para menos. Além da vocação, claro, até se tornar Médico é necessário um alto investimento de tempo e recursos na formação. Mas você sabe quanto é o salário de um médico recém-formado? Siga a leitura para encontrar a resposta.

Por ano, mais de 30 mil alunos se formam em Medicina no Brasil. Esse é o número que as 310 Escolas Médicas brasileiras entregam no país que tem o maior número de vagas. Já no mercado de trabalho, existem mais de 500 mil atuando para atender a população de mais de 212 milhões de habitantes.

O mercado de medicina, embora concorrido, é promissor em todo o país. Isso é possível constatar ao descobrir quanto é o salário de um médico recém-formado. Ele oferece oportunidades em muitos municípios de todo o Brasil, com possibilidade de atuação tanto no serviço público como no privado. Unidades Básicas de Saúde, clínicas, hospitais, unidades de pronto atendimento, centros de pesquisa e clínicas privadas são alguns dos locais nos quais o médico pode exercer sua prática profissional.

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) recomenda um salário mínimo de R$ 14.134,00 para 20 horas semanais de trabalho. Esse valor serve de referência para convenções, acordos e negociações coletivas da categoria por parte dos sindicatos, mas na prática, ele pode ser bem menor.

A Lei nº 3.999/1961 estabelece que qualquer profissional de Medicina deve ganhar pelo menos três salários mínimos por uma jornada de trabalho de 20 horas semanais. Mesmo assim, os profissionais da área ainda não têm, formalmente, um salário mínimo profissional válido em todo o território nacional.

Em média, o médico que acabou de obter o seu registro começa atuando na área de Clínica Geral, recebendo uma remuneração mensal de cerca de R$ 6.940,00. Este rendimento pode alcançar algo em torno de R$ 10.527,00 hoje em dia, em determinadas regiões. Mas este profissional pode chegar a ganhar R$ 15.165,00 em um único vínculo.

Jornada Médica

Em um curso de Medicina, os alunos são preparados para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação no campo clínico e nas várias especialidades e espaços de prática, seja na pesquisa, na saúde pública ou na gestão. Dessa forma, a escolha da universidade onde você vai cursar a graduação precisa ser acertada.

Interessados em cursar medicina no Brasil precisam passar no vestibular tradicional da instituição de ensino ou utilizar a nota do Enem para conseguir a vaga desejada. O Exame Nacional do Ensino Médio também é o mecanismo para ingresso através de programas do governo federal, a exemplo do Sisu, Prouni e Fies.

Sabemos que trata-se de um investimento elevado, embora tenha boas perspectivas de retorno. Por isso, todos os anos, o MEM realiza um mapeamento dos valores das mensalidades das faculdades de Medicina espalhadas em todo o país. Com base nesse levantamento, fizemos algumas continhas aqui outras acolá para mensurar o valor total do investimento para os 12 semestres da graduação médica. (clique aqui para conferir).

Seu sonho é seguir carreira em Medicina? O MEM te ajuda na sua preparação. Que tal começar acompanhando os detalhes dos próximos vestibulares? Clica aqui.