O Ministério da Saúde lançou, em 8 de setembro, uma avaliação de satisfação que busca analisar a qualidade do programa Mais Médicos. O questionário ficará disponível até 8 de outubro e será direcionado a gestores municipais e profissionais vinculados à iniciativa. O objetivo é reunir informações que contribuam para o aprimoramento das políticas de provimento em todo o país, além de compreender as expectativas em relação ao programa e as necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, a pesquisa, que será realizada anualmente, busca ouvir tanto os gestores locais quanto os médicos que compõem as equipes do programa. Dessa forma, a avaliação Mais Médicos possibilita identificar impactos da ação, apontar oportunidades de melhoria, analisar a experiência profissional e oferecer subsídios para decisões estratégicas.
Mais notícias:
Médicos desenvolvem estetoscópio com IA capaz de detectar doenças cardíacas em 15 segundos
De acordo com a diretora de Gestão e Provimento Profissional para o SUS (DEGEPS) do Ministério da Saúde, Aíla Vanessa de Sousa, a iniciativa fortalece a escuta ativa dos participantes. “A pesquisa é rápida e fácil de responder e todas as informações compartilhadas serão mantidas em total sigilo. A ideia é criar um ambiente seguro, onde gestor e profissional se sintam confortáveis. Nosso intuito é ouvir os atores envolvidos com o Mais Médicos, seguindo com a equipe e o atendimento mais fortalecidos”, destacou.
Importância da avaliação do Mais Médicos para gestores
No caso dos gestores, o questionário é dividido em eixos específicos. Esses pontos avaliam a percepção sobre o desempenho dos profissionais do programa, a formação oferecida, o impacto no território e a relação com as instâncias de gestão. Além disso, a avaliação do Mais Médicos solicita dados sociodemográficos, essenciais para compreender o perfil da população atendida, dos profissionais participantes e da experiência de cada município com a iniciativa.
Já para os médicos, a pesquisa procura entender como tem sido a experiência de trabalho no cotidiano. O questionário apresenta blocos que medem o quanto o profissional recomenda tanto o programa quanto a unidade de saúde em que atua para outros colegas. Assim, a avaliação do Mais Médicos permite mensurar a satisfação dos médicos em diferentes aspectos da atuação, garantindo informações relevantes para o fortalecimento do programa.
Os destaques da MEM:
- Quais podem ser as consequências da nova moratória?por Edgar Jacobs
- Transplante de fígado com câncer: entenda o caso raro que levantou alerta em São Paulopor Jornalista Karla Thyale
- Pneumonia: sintomas, causas, tratamento e como prevenir a doençapor Jornalista Karla Thyale
- Resumo de Pneumonia: Epidemiologia, Fisiopatologia, Manifestações Clínicas, Diagnóstico e Mais!por Dra. Olyvia Spontan