Inscrições do Prouni: Veja o que mudou

Inscrições do Prouni

Em decreto editado e divulgado no último sábado, 19, o governo federal autorizou a consideração das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para inscrições do Prouni, que começam amanhã, dia 22 de fevereiro.

De acordo com a Presidência da República, tal regra tem como intuito atender a uma demanda potencial de alunos às bolsas do Prouni, de forma a reduzir a atual inatividade de bolsas existentes e ampliar o acesso à educação superior por parte das pessoas de baixa renda. Além disso, a alteração no decreto visa aumentar ainda mais o número de matrículas no ensino superior, auxiliando o atingimento interno de metas do novo Plano Nacional de Educação.

Por outro lado, ainda na visão governamental, essa nova regra se adequa à consideração das consequências causadas pela pandemia do Covid-19 que causaram atrasos e irregularidades nas últimas edições do Enem.

Quem tem direito ao Prouni?

• Alunos que cursaram os três anos do ensino médio em escolas da rede pública
  • Alunos que estudaram os três anos do ensino médio com bolsa integral em colégios privados, desde que sem pagar mensalidades.

Critério de renda:

• Ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos (R$ 3,636 mil).

Quais bolsas posso conseguir no Prouni?

• bolsa integral: renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.818);
  • bolsa parcial (50% da mensalidade): renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos (de R$ 1.818 a R$ 3.636).

Lembrando que as inscrições vão de 22 a 25 de fevereiro e vê pode conferir mais sobre o Prouni aqui no portal.