Aumento da bolsa de residência médica

Aumento da bolsa de residência médica entra em vigor a partir de janeiro de 2022

E o que isso significa para os residentes de plantão?

A residência médica é o perídio de especialização dos médicos em formação, depois dos 6 anos de curso, agora chega o momento que este profissional irá se dedicar à sua especificidade, por exemplo: pediatria, cardiologia, entre outros.

Sabemos que vida de estudante não é fácil, principalmente para os alunos de medicina, devido a grade do curso, que é integral.  Neste momento da residência é ofertada uma bolsa para os alunos se dedicarem ao estudo especifico.

O valor atual da bolsa é de R$ 3.330,43, e a partir de 1º de janeiro de 2022 a bolsa paga aos residentes médicos e residentes em área profissional da saúde passará a ser de R$ 4.106,09. A portaria interministerial que garante a ampliação do benefício foi assinada pelos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Educação, Milton Ribeiro.

Para a comunidade médica a residência é uma das melhores maneiras, não só do aprimoramento do médico, mas também do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para além do reajuste de 23% da bolsa de residência médica, pela primeira vez os preceptores passam a receber um incentivo financeiro de R$ 1,5 mil para fomento à pesquisa no âmbito do SUS.

E aí? O que achou dessa novidade? Conta para gente lá no Instagram da MEM.

Fonte: https://www.gov.br/pt-br