O que será do Novo Enem?

Notícias
Reading Time: 3 minutes

A comissão especial do Conselho Nacional de Educação – CNE, aprovou o texto para a aplicação de mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio. As mudanças propostas mexem com toda a estrutura do Enem para seguir o modelo do novo ensino médio que entra em vigor a partir do ano que vem.

 

E quais são as mudanças previstas no texto??

Para começar a gente pode dizer que continuam existindo duas provas… acontece que essas provas serão divididas de maneira diferente. Uma prova é destinada para todos os participantes. Essa primeira etapa seria voltada para medir a capacidade de raciocínio e argumentação. Basicamente, a primeira prova teria temas como linguagem, língua inglesa e leitura e redação. Pura leitura, não é meixmo?

 

Tá bom…Mas e a segunda prova?

Novo Enem

É aqui que a coisa muda totalmente de rumo. De acordo com o novo ensino médio, o estudante terá em sua grade curricular matérias base (comum à todos os estudantes) e matérias eletivas, que são escolhidas pela afinidade do estudante. RESUMINDO. A grade não será mais por matérias e sim por áreas de conhecimento.

  • Linguagens e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias ciências
  • Humanas e sociais aplicadas
  • Formação técnica e profissional

 

Mas o que isso tem a ver com a segunda prova, uai?

Novo Enem

Então… a segunda prova do Enem também será definida por áreas do conhecimento. O candidato vai optar qual área deseja seguir de acordo com o curso que deseja. Tipo isso aqui:

  • Ciências biológicas e saúde – Essas aqui seriam para os candidatos que desejam cursar medicina, enfermagem, fisioterapia, biologia e cursos afins. (Essa aqui seria para os nossos medaholics)

 

  • Humanidades, Linguagens e Artes – Beeem humanas, né? Essa é destinada para quem quer cursar filosofia, história, geografia, artes, letras, pedagogia e etc…

 

  • Ciências sociais aplicadas – (Que nome chique) Essa é a provinha dedicada para os nossos queridos candidatos a economia, administração, contabilidade, ciências sociais, direito e etc… 

 

  • Ciências, tecnologia, engenharia e matemática – Alô galera de Exataaas!! Se você deseja cursar engenharia, química, matemática, física e computação e coisas do tipo, então essa prova é pra você.

 

Acho que vcs conseguiram entender como é que a banda toca no Novo Enem.

Achou que ia parar por aqui? Então se liga nisso aqui!!

 

Questões dissertativas no Novo Enem??

Novo Enem

Isso mesmo que você acabou de ler. O Novo Enem deve contar com questões dissertativas (você achou que iria escrever só na redação?). As questões seriam utilizadas para avaliar o desenvolvimento das competências da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

 

E o Período de Inscrições?

Imagina ter que corrigir milhões de provas com questões dissertativas e redação. O tento de gente que é necessária para isso. O Conselho de Aplicação da Prova sugere que o Enem aconteça em três momentos por ano, sendo aplicado a cada quatro meses.

 

Cadê o TRI no Novo Enem?

Se não sabe o que é TRI é só clicar AQUI→

O texto também propõe que a Teoria de Resposta ao Item – TRI aconteça de maneira dinâmica. Como Assim? “é apresentado um item a ele, a partir da resposta é feito o cálculo da proficiência, que elege o item seguinte. O estudante vai percorrendo os itens até que se chegue à proficiência”, propõe o texto. 

Para isso acontecer seria necessário que a prova do Enem fosse aplicada de maneira digital para 100% dos candidatos.

 

Esse é o resumo do texto que já foi aprovado na Comissão Especial e que será enviado ao Ministério da Educação para homologação. Tudo depende da aprovação do Ministro da Educação, Milton Ribeiro.

E aí, medaholicas? O que vc achou das propostas do Novo Enem? 

 

Fonte: Veja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Apps que ajudam a aumentar sua produtividade

Sala de Espera

A IMPORTÂNCIA DA INFRAESTRUTURA PARA A MEDICINA – SALA DE ESPERA #18

Blog

Como se preparar para o vestibular de medicina 2023

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina