O que será do Novo Enem?

Compartilhar:

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

A comissão especial do Conselho Nacional de Educação – CNE, aprovou o texto para a aplicação de mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio. As mudanças propostas mexem com toda a estrutura do Enem para seguir o modelo do novo ensino médio que entra em vigor a partir do ano que vem.

 

E quais são as mudanças previstas no texto??

Para começar a gente pode dizer que continuam existindo duas provas… acontece que essas provas serão divididas de maneira diferente. Uma prova é destinada para todos os participantes. Essa primeira etapa seria voltada para medir a capacidade de raciocínio e argumentação. Basicamente, a primeira prova teria temas como linguagem, língua inglesa e leitura e redação. Pura leitura, não é meixmo?

 

Tá bom…Mas e a segunda prova?

Novo Enem

É aqui que a coisa muda totalmente de rumo. De acordo com o novo ensino médio, o estudante terá em sua grade curricular matérias base (comum à todos os estudantes) e matérias eletivas, que são escolhidas pela afinidade do estudante. RESUMINDO. A grade não será mais por matérias e sim por áreas de conhecimento.

  • Linguagens e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias ciências
  • Humanas e sociais aplicadas
  • Formação técnica e profissional

 

Mas o que isso tem a ver com a segunda prova, uai?

Novo Enem

Então… a segunda prova do Enem também será definida por áreas do conhecimento. O candidato vai optar qual área deseja seguir de acordo com o curso que deseja. Tipo isso aqui:

  • Ciências biológicas e saúde – Essas aqui seriam para os candidatos que desejam cursar medicina, enfermagem, fisioterapia, biologia e cursos afins. (Essa aqui seria para os nossos medaholics)

 

  • Humanidades, Linguagens e Artes – Beeem humanas, né? Essa é destinada para quem quer cursar filosofia, história, geografia, artes, letras, pedagogia e etc…

 

  • Ciências sociais aplicadas – (Que nome chique) Essa é a provinha dedicada para os nossos queridos candidatos a economia, administração, contabilidade, ciências sociais, direito e etc… 

 

  • Ciências, tecnologia, engenharia e matemática – Alô galera de Exataaas!! Se você deseja cursar engenharia, química, matemática, física e computação e coisas do tipo, então essa prova é pra você.

 

Acho que vcs conseguiram entender como é que a banda toca no Novo Enem.

Achou que ia parar por aqui? Então se liga nisso aqui!!

 

Questões dissertativas no Novo Enem??

Novo Enem

Isso mesmo que você acabou de ler. O Novo Enem deve contar com questões dissertativas (você achou que iria escrever só na redação?). As questões seriam utilizadas para avaliar o desenvolvimento das competências da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

 

E o Período de Inscrições?

Imagina ter que corrigir milhões de provas com questões dissertativas e redação. O tento de gente que é necessária para isso. O Conselho de Aplicação da Prova sugere que o Enem aconteça em três momentos por ano, sendo aplicado a cada quatro meses.

 

Cadê o TRI no Novo Enem?

Se não sabe o que é TRI é só clicar AQUI→

O texto também propõe que a Teoria de Resposta ao Item – TRI aconteça de maneira dinâmica. Como Assim? “é apresentado um item a ele, a partir da resposta é feito o cálculo da proficiência, que elege o item seguinte. O estudante vai percorrendo os itens até que se chegue à proficiência”, propõe o texto. 

Para isso acontecer seria necessário que a prova do Enem fosse aplicada de maneira digital para 100% dos candidatos.

 

Esse é o resumo do texto que já foi aprovado na Comissão Especial e que será enviado ao Ministério da Educação para homologação. Tudo depende da aprovação do Ministro da Educação, Milton Ribeiro.

E aí, medaholicas? O que vc achou das propostas do Novo Enem? 

 

Fonte: Veja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?