Enem: O que levar no dia da prova

Compartilhar:

Enem ou Particular

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

Faltam poucos dias para o primeiro dia da prova do Enem. Muitos candidatos têm uma série de preocupações: preocupação com a prova objetiva, preocupação com a redação; preocupação… Um ponto que passa despercebido,  mas que também merece destaque é o que levar no dia da prova.

Imagina ter se preparado horrores para o Enem e no dia da prova não conseguir entrar porque esqueceu os documentos necessários. Choro, desespero e agonia (e mais outras coisinhas). Para te ajudar a não ter que passar por nada de ruim nos dias 13 e 20 de novembro, a MEM vai te ajudar. Anota todos os tópicos para não esquecer o que levar no dia da prova. Vamos lá?

 

Documentos

Para começar, não é possível entrar no local de prova sem possuir documentação com foto. Para se identificar, é necessário apresentar um desses documentos:

 

  • RG (carteira de identidade);
  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  • Carteira de reservista ou certificado de dispensa, que tenha foto;
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Passaporte.

 

Os documentos digitais também serão aceitos como comprovante de identificação no dia da prova, desde que sejam apresentados nos aplicativos oficiais. O candidato pode apresentar:

  • e-Título;
  • CNH;
  •  RG;

 

A identidade expedida pelo Ministério da Justiça também será aceita para estrangeiros, inclusive no caso de refugiados. Se você perdeu os documentos ou foi vítima de furto ou roubo, saiba que ainda assim pode realizar a prova tranquilamente. Apenas será preciso apresentar o boletim de ocorrência expedido há, no máximo, 90 dias antes da aplicação da prova.

Na apresentação do boletim de ocorrência, será realizado um procedimento para checar a veracidade das informações pessoais.

 

Enem: 10 dicas para gabaritar a redação

 

Cartão de confirmação

O cartão de confirmação é um documento emitido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP – que contém diversas informações sobre o candidato, como:

  • CPF;
  • Número da inscrição;
  • Local da prova;
  • Data da prova;
  • Número da sala;
  • E outras coisas.

 

Não é obrigatório levar o cartão de confirmação no dia da prova, mas ele serve como um guia para o candidato ficar por dentro de tudo e não se confundir com as informações, evitando dores de cabeça no dia da aplicação do ENEM.

 

Alimentação

O primeiro dia de prova do Enem (13) tem a duração de 5 horas e 30 minutos, enquanto o segundo dia (20) dura 5 horas. Para aliviar um pouco a tensão, é sempre bom levar algo para se alimentar durante a prova. Mas não é qualquer comida… Tem alimentos que podem te ajudar a se sair melhor durante a prova. Já pode colocar todos na sua listinha!

 

Água

Se hidratar sempre é importante, afinal, é melhor uma pedra no caminho do que duas nos rins. Mas brincadeiras à parte, se manter hidratado durante a prova pode garantir benefícios. Um estudo feito na Grã-Bretanha apontou que os estudantes que consomem água durante o exame possuem desempenho 5% melhor do que os que não consomem.

Outros estudos apontam que as sinapses, transmissão de impulsos nervosos entre os neurônios, ocorrem mais rapidamente em um corpo bem hidratado. Ou seja, beber água te ajuda muito.

 

Chocolate amargo

Sim… o chocolatinho tá liberado! O cacau é o ingrediente base do chocolate, já estamos cansados de saber. Porém, o que muita gente ainda não descobriu é que o fruto é rico em benefícios variados que melhoram o humor, o fluxo sanguíneo e regulam o açúcar no sangue.

Por fim, o cacau é rico em uma substância chave para os benefícios cognitivos: os Flavonoides. As substâncias presentes no chocolate ainda são capazes de reduzir os sintomas da falta de sono. Isso não significa que você pode perder horas e horas de sono, apenas que ele pode ajudar a te manter em equilíbrio com o cansaço. Isso pode ser bastante útil na hora da prova.

 

Comida orgânica

Calma que eu não estou dizendo para você levar almoço em uma super marmita ou algo do tipo. Levar comidas naturais como frutas e grãos pode te ajudar a se manter bem durante o período da prova. Aposte em frutas que vão te proporcionar energia como maçã, banana e pêra e também invista em grãos como a castanha para te saciar… ahh, barras de cereais também são aliadas nesse quesito.

 

Por último, eu sei que pode parecer clichê mas tem mais uma coisa que você precisa levar para a prova do Enem: AUTOCONFIANÇA!

Não vá para a prova achando que você não consegue, aliás, VOCÊ CONSEGUE, SIM! Apenas tenha foco e mantenha a calma que você vai conquistar o que deseja. A MEM acredita em você.

 

Gostou desse texto? Então veja nossos outros conteúdos.

Acompanhe nossos conteúdos no Telegram e no Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?