Enem será alinhado com Novo Ensino Médio a partir de 2024

Na manhã desta quarta-feira, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estará alinhado com as diretrizes curriculares do novo ensino médio a partir de 2024.

Essa atualização do novo Enem ocorrerá ao longo dos próximos anos para que, em 2024, a aplicação do exame já seja realizada conforme as novas diretrizes do novo ensino médio.

O que Muda?

De acordo com o secretário da educação básica, Mauro Rabelo, “As alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional preveem, entre outras medidas, a ampliação da carga horária, com uma nova organização para o ensino médio”.

Desde a Lei reforma do Novo Ensino Médio, promulgada 2017, o NEM já planeja a progressão do modelo regular para o ensino integral. O novo cronograma publicado pelo MEC nesta quarta reforça essa medida, apresentando como meta, o alcance da carga horária de 1400 horas por ano. Além disso, o plano é que esta etapa seja organizada em itinerários formativos em cinco áreas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Educação Profissional.

A escolha das diferentes áreas para estudar ficará a critério dos alunos. Por causa das mudanças previstas para a etapa, o Enem, principal porta de entrada dos alunos no ensino superior, também deverá mudar.

O cronograma

– No ano de 2022:

• implementação dos referenciais curriculares no 1º ano do ensino médio;
  • As redes de ensino deverão encaminhar ao Ministério da Educação, por meio de sistema específico, os referenciais curriculares alinhados à BNCC até fevereiro deste ano;
  • publicação da portaria do Enem, conforme as diretrizes do Novo Ensino Médio;

– Nos anos de 2022 a 2024:

• monitoramento da implementação dos referenciais curriculares e da formação continuada aos profissionais da educação.

– No ano de 2023:

• implementação dos referenciais curriculares nos 1º e 2º anos do ensino médio;

– No ano de 2024:

• implementação dos referenciais curriculares em todos os anos do ensino médio;

Confira a portaria nº 521, de 13 de julho de 2021, que institui o Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio.

Clique aqui para mais informações sobre Enem e o mundo médico.