Inovações tecnológicas, Neuralink e a medicina vem entender

Compartilhar:

Neuralink e a medicina

Escrito por:

Melhores Escolas Médicas
Somos o maior portal sobre Instituições Médicas do Brasil ⚕️

As inovações tecnológicas e a medicina caminham lado a lado. São diversas as tecnologias que a medicina incorpora em suas mecânicas. Robô cirurgião; Telemedicina; Impressora de órgãos 3D… se formos parar pra listar todas precisaríamos de muito tempo. Vamos falar de uma tecnologia que está por vir e pode mudar tudo. Vamos falar da Neuralink e a medicina.

 

O que é a Neuralink?

O bilionário Elon Musk possui diversos projetos que garantem um bom avanço tecnológico, isso não dá pra negar. A Neuralink é mais um desses projetos, só que esse possui um objetivo um pouco mais “Ficção Científica”.  Imagine que um chip é implantado na sua cabeça e por causa disso você consegue interagir com todos os seus dispositivos tecnológicos. Bem Black Mirror, né? Resumindo de forma grosseira, essa é a Neuralink.

 

O produto é voltado para pessoas com deficiência ,como a paralisia, por exemplo. Essa tecnologia pode criar conexões entre o cérebro e uma prótese de modo que o indivíduo consiga compensar a deficiência por meio da tecnologia. Mas essa é uma ideia que gera bastante estranheza e discussões. Se por um lado o produto pode ser utilizado para fins médicos, por outro, pode ser utilizado de maneira comercial para o grande público.

 

Acesso Único. Tudo em um lugar só

 

Em que fase está esse projeto?

Para que seja possível criar conexões entre a mente e dispositivos tecnológicos seria necessário o implante de um chip no cérebro. Acontece que esse chip precisaria ser extremamente preciso e isso é bastante complexo. “Fios em escala mícron são inseridos em áreas do cérebro que controlam o movimento. Cada fio contém muitos eletrodos e os conecta a um implante, o Link.” -NEURALINK-

 

Para ter noção é necessária uma outra tecnologia para que seja possível realizar o implante. Segundo o site da Neuralink “Os fios do Link são tão finos e flexíveis que não podem ser inseridos pela mão humana. Em vez disso, estamos construindo um sistema robótico que o neurocirurgião pode usar para inserir esses fios de maneira confiável e eficiente exatamente onde eles precisam estar.”

 

A Startup já realizou testes em macacos que se mostraram promissores:

No vídeo, um macaco consegue interagir com um jogo utilizando um protótipo do chip.

 

Como funcionaria a interação?

A conexão entre mente e máquina será mediada por um aplicativo. Por ele é possível entrar em sincronia com as diferentes interfaces digitais, como teclados, computadores…

 

SISU 2022.2: Confira as vagas para Medicina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Tudo que acontece na Medicina está na MEM. Assine nossa newsletter!

Ao enviar, você concorda em receber comunicações.

Quer passar no vestibular?