Inovações tecnológicas, Neuralink e a medicina vem entender

Notícias
Reading Time: 2 minutes

As inovações tecnológicas e a medicina caminham lado a lado. São diversas as tecnologias que a medicina incorpora em suas mecânicas. Robô cirurgião; Telemedicina; Impressora de órgãos 3D… se formos parar pra listar todas precisaríamos de muito tempo. Vamos falar de uma tecnologia que está por vir e pode mudar tudo. Vamos falar da Neuralink e a medicina.

 

O que é a Neuralink?

O bilionário Elon Musk possui diversos projetos que garantem um bom avanço tecnológico, isso não dá pra negar. A Neuralink é mais um desses projetos, só que esse possui um objetivo um pouco mais “Ficção Científica”.  Imagine que um chip é implantado na sua cabeça e por causa disso você consegue interagir com todos os seus dispositivos tecnológicos. Bem Black Mirror, né? Resumindo de forma grosseira, essa é a Neuralink.

 

O produto é voltado para pessoas com deficiência ,como a paralisia, por exemplo. Essa tecnologia pode criar conexões entre o cérebro e uma prótese de modo que o indivíduo consiga compensar a deficiência por meio da tecnologia. Mas essa é uma ideia que gera bastante estranheza e discussões. Se por um lado o produto pode ser utilizado para fins médicos, por outro, pode ser utilizado de maneira comercial para o grande público.

 

Acesso Único. Tudo em um lugar só

 

Em que fase está esse projeto?

Para que seja possível criar conexões entre a mente e dispositivos tecnológicos seria necessário o implante de um chip no cérebro. Acontece que esse chip precisaria ser extremamente preciso e isso é bastante complexo. “Fios em escala mícron são inseridos em áreas do cérebro que controlam o movimento. Cada fio contém muitos eletrodos e os conecta a um implante, o Link.” -NEURALINK-

 

Para ter noção é necessária uma outra tecnologia para que seja possível realizar o implante. Segundo o site da Neuralink “Os fios do Link são tão finos e flexíveis que não podem ser inseridos pela mão humana. Em vez disso, estamos construindo um sistema robótico que o neurocirurgião pode usar para inserir esses fios de maneira confiável e eficiente exatamente onde eles precisam estar.”

 

A Startup já realizou testes em macacos que se mostraram promissores:

No vídeo, um macaco consegue interagir com um jogo utilizando um protótipo do chip.

 

Como funcionaria a interação?

A conexão entre mente e máquina será mediada por um aplicativo. Por ele é possível entrar em sincronia com as diferentes interfaces digitais, como teclados, computadores…

 

SISU 2022.2: Confira as vagas para Medicina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Ver Todas
Blog

Vem conferir os próximos vestibulares de medicina

Blog

Entenda tudo sobre a redação e tire nota 1000

Blog

Educação como investimento: Por que é importante investir na educação?

Cadastre-se e garanta o melhor guia
para a sua aprovação em medicina